A gripe A está de volta! Atchim!

A vacinação contra a gripe A continua, é gratuita e foi alargada à generalidade da população. A vacinação contra a "tradicional gripe sazonal" também se está a realizar. Elas "andam aí"! proteja-se! Os espirros e os calafrios voltaram!

Com a chegada do tempo mais frio e chuvoso, chegam os primeiros sinais que nos lembram que a Gripe A também vai regressar. Longe dos alarmismos do Inverno anterior, a OMS e a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelaram dados que apontam para uma grande predominância do vírus da estirpe H1N1, o responsável pela Gripe A, nesta época sazonal.

A vacinação contra este agente patogénico continua a ser realizada e é aconselhada, tal como a vacinação contra a "tradicional" gripe sazonal, principalmente nos grupos de risco, como idosos, doentes crónicos e crianças.

Relatório da Pandemia da Gripe em Portugal elaborado pela DGS refere que “é possível admitir que 20 por cento da população estará protegida, quer pela doença quer devido a infeções inaparentes quer, ainda, pela vacinação”. Este facto mostra a forma como foi a elevada a circulação do vírus no ano passado.

Os sintomas mais frequentes referidos pelos utentes foram tosse (80,5 por cento), febre (60,3 por cento), mialgias/artralgias (35,4 por cento), cefaleias (31,3 por cento), odinofagia (22,1 por cento), vómitos e diarreias (11,8 por cento), rinorreia (11,3 por cento), prostração e sonolência (1,1 por cento) e irritabilidade (um por cento).

As escolas, devido ao aglomerado de pessoas em espaços confinados, são locais propícios à propagação de infeccões virais. As recomendações que, de forma massiva, se fizeram o ano passado para a prevenção da gripe A continuam a ser válidas como medidas preventivas para qualquer estirpe de vírus de influenza e, algumas delas, são tão simples e tão importantes...

...NÃO SE ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!

Fonte:

Mais informação em:

Mensagens antigas sobre gripe A:

Sem comentários: