DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 de MAIO

O dia 31 de Maio foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o DIA MUNDIAL SEM TABACO. Além deste dia, existe também o Dia do Não Fumador, a 17 de Novembro, que o Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior também assinalou.

A necessidade de existirem dois dias do ano dedicados ao tabagismo salienta a forma como este é um grave problema de saúde pública. É a primeira causa de morte evitável no mundo e, em termos gerais, é a segunda causa de morte por motivos de saúde, apenas vencido pela hipertensão, que também lhe aparece associada.

Neste dia especial, que se pretende um Dia Mundial sem Fumo (tabaco), a OMS alerta para o facto de estar a aumentar o número de mulheres fumadoras, ocorrendo desta forma, um maior número de mortes neste grupo. Crê-se que tal se deve à publicidade sugestiva que as tabaqueiras fazem nos meios de comunicação social. E apesar das legislações mundiais serem cada vez mais limitativas, os jovens também continuam a ter acesso ao tabaco e a fumarem nas ruas e às portas das escolas.

A Organização Mundial de Saúde defende a proibição total de publicidade ao consumo de tabaco e o Projecto Escola Saudável concorda. Fumar não pode ser encarado como uma forma de elegância, de independência e de estilo (look). Fumar MATA!

PELA SUA SAÚDE, PELA SAÚDE DOS OUTROS. NÃO FUME!

Sem comentários: