DIA MUNDIAL DA PESQUISA CONTRA O CANCRO (18 de Novembro)

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se a este dia, que assinala o DIA MUNDIAL DA PESQUISA CONTRA O CANCRO - 18 de Novembro de 2010 - , relembrando o quanto é importante o contributo de todos no combate contra este flagelo, que cada vez mais, incide sobre um maior número de pessoas e nos mais variadíssimos níveis etários.

A prevenção, os meios de diagnóstico precoce e o tratamento são os meios fundamentais para uma luta bem sucedida contra o cancro e, o incremento da investigação a todos estes níveis justifica-se em toda a sua plenitude. Nas últimas décadas os progressos foram imensos, mas ainda não são suficientes. Morre-se muito de cancro, aliás... morre-se demasiado de cancro. É um paradoxo! Por um lado, o conhecimento científico e a tecnologia evoluíram de tal forma, que as taxas de sucesso num largo número de doenças oncológicas aumentaram e as formas de resposta à doença diversificaram-se, mas por outro lado, os números mostram um aumento brutal do número de novos casos de cancro por ano, acompanhados por um igual aumento global de mortes por causas oncológicas. Actualmente, em Portugal, as doenças oncológicas são a 2.ª causa de morte. Ouvem-se muitas justificações para estes dados estatísticos, sendo uma delas, talvez das mais correntes, a alegação de "que agora sabe-se por que motivos as pessoas ficam doentes e morrem. Dantes morriam sem se saber por quê!" A tudo isto só há uma resposta: - Se sabemos porque morrem, então façamos todos os possíveis por evitá-lo!

A PESQUISA E A INVESTIGAÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS NA LUTA CONTRA O CANCRO

A pesquisa e a investigação ajudam a aumentar o sucesso, a miminizar os efeitos provocados por esta doença e a diminuir o número de mortes.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro tem apoiado centros nacionais de excelência na investigação científica, quer através de patrocínios, quer disponibilizando bolsas que permitam o desenvolvimento de projectos inovadores e com aplicação clínica.

Esta instituição portuguesa criou ainda uma Bolsa de Investigação Clínica e/ou Epidemiológica na área de oncologia, no valor de cinco mil euros. A esta bolsa poderão concorrer cidadãos portugueses, com idade até aos 35 anos inclusive, licenciados por universidades nacionais e internacionais reconhecidas e que tenham colaborado, na área de Oncologia, junto de Instituições Nacionais.

Bolsa de Investigação Clínica e/ou Epidemiológica será atribuída anualmente e poderá ser renovada durante mais um ano. As candidaturas devem ser enviadas, até 31 de Dezembro de 2010, para os Serviços Administrativos da LPCC, em Lisboa. O regulamento desta Bolsa de investigação está disponível em: http://www.ligacontracancro.pt/   
Como em tudo na vida, também aqui é possível fazer muito. Mas é preciso...

QUERER, TENTAR E DEIXAR TENTAR!

Fontes:
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/dia-mundial-da-pesquisa-do-cancro.html
- http://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhes.php?id=351
- http://www.ligacontracancro.pt/

Sem comentários: