Colheita de Sangue na Escola Secundária de Campo Maior (9.NOV.2010)

O Projecto Escola Saudável (PES), do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, voltou a contactar, no início deste ano lectivo, o Dr. Diego Cruz, do Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia, em Elvas, no sentido de dar continuidade a uma parceria que conta já com 3 anos – a colheita de sangue na Escola Secundária de Campo Maior. Como sempre, o responsável por este serviço, prontificou-se a contactar a brigada oriunda de Évora e que, habitualmente, realiza na região este tipo de acções. Todavia, e de acordo com o Dr. Diego, por motivos orçamentais, a colheita, este ano, teria, provavelmente, de ser realizada apenas com os meios e o “pessoal da casa”. E assim foi.

No dia 9 de Novembro de 2010, entre as 9h30 e as 13h00, nas instalações da Escola Secundária de Campo Maior, lá teve lugar a 1.ª colheita de sangue deste ano lectivo. A primeira, pois ficou já agendada, para Abril de 2011, uma segunda colheita. Apesar, deste ano, estarem presentes menos técnicos do que vinha sendo habitual, o PES reconhece que tudo decorreu com a maior normalidade e eficiência, graças ao grande profissionalismo e simpatia de toda a equipa do Hospital de Sta. Luzia. Viveu-se um ambiente de descontracção e alegria, entre todos os que partilharam aquele espaço, aspecto que, na nossa opinião, poderá ser fundamental para cativar os dadores deste ano e, quiçá, trazer muitos outros na próxima ocasião.

Paralelamente à colheita de sangue, que contou com 20 doadores efectivos de sangue, número muito razoável, de acordo com a equipa do Serviço de Sangue, decorreu, à semelhança do ano transacto, o registo de potenciais dadores de medula óssea. Neste segundo caso, o número de registos não foi tão significativo, pois, e como referia o Dr. Diego e o Coordenador do PES, Alcides Silva, a um jornalista da Rádio de Campo Maior, o registo, ao contrário da doação de sangue, apenas é efectuada uma vez e, em Campo Maior, um número muito considerável da população já está registada, em consequência das diversas colheitas de sangue que têm acontecido ultimamente e, também, devido a uma campanha que decorreu há alguns anos e que visou encontrar, para uma menina da Vila, dadores compatíveis de medula.

Finalmente, o PES faz questão de referir, porque é um orgulho para a nossa equipa, e para o Agrupamento, que, na hora do regresso da brigada do Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia a Elvas, o Dr. Diego Cruz vincou, e agradeceu, a forma irrepreensível como todo o processo organizacional, relacionado com a colheita, foi conduzido pelo PES.

AQUI ESTÃO ALGUMAS FOTOS DA COLHEITA:
 









EM ABRIL HÁ MAIS!

Sem comentários: