A Campanha Europeia "Fim à MGF (Mutilação Genital Feminina)" precisa do seu apoio

Assine uma Pétala de Rosa pelo Fim da MGF e Existência de uma Estratégia Europeia




Todos os dias, pelo menos 8000 raparigas e mulheres no Mundo são mutiladas, o que corresponde a 5 raparigas ou mulheres mutiladas a cada 5 minutos...

A parceria portuguesa entre a Associação para o Planeamento da Família e a Amnistia Internacional - Portugal da Campanha Europeia - Fim à MGF apresenta a iniciativa - Assine uma Pétala de Rosa pelo Fim da MGF e Existência de uma estratégia Europeia - que irá decorrer durante os 16 dias de activismo contra a violência de género (de 25 de Novembro a 10 de Dezembro).

O desafio da campanha é a recolha de pelo menos 8000 Pétalas de Rosa assinadas durante os 16 dias de activismo contra a violência de género como demonstração de vontade para que governos, parlamentos, decisores técnicos e políticos, ONG e sociedade civil apoiem e exijam uma Estratégia da União Europeia que seja inclusiva, não estigmatizante e baseada nos princípios internacionais de direitos humanos pelo Fim da Mutilação Genital Feminina.

ACEITE O DESAFIO!

A União Europeia (U.E.) deve cumprir as suas obrigações de direitos humanos colocando fim à mutilação genital feminina e proteger mulheres e raparigas que se encontram em risco de MGF.

A UE pode atingir este objectivo abordando a MGF em cinco áreas-chave:

1- Recolha de dados sobre a existência e risco de prática de MGF nos países da UE

2- Assegurar serviços de saúde especializados e dirigidos a raparigas e mulheres que foram mutiladas genitalmente

3- Prevenção e mecanismos de protecção face à violência contra mulheres e crianças

4- Protecção Internacional para quem se encontra em risco de MGF (asilo)

5- Diálogo político da UE com países onde existe a prática de MGF

Para além da recolha de assinatura realizadas em diferentes pontos do país está disponível no site - http://www.endfgm.eu/ - onde facilmente pode proceder ao registo da sua assinatura demonstrando todo o seu apoio por esta causa.

Este ano os 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género, que se celebram em todo o mundo, centram-se sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos. A Amnistia Internacional escolheu trabalhar este tema como parte da sua campanha “Exija Dignidade, que tem como objectivo contribuir para acabar com as violações de direitos humanos que perpetuam e aprofundam o índice global da pobreza.

Os 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género são uma oportunidade única para chamar a atenção internacional sobre a violência contra as mulheres e expor esta situação como uma violação dos direitos humanos. Apesar desta violação de direitos humanos tomar diversas formas e características, dependendo de contextos culturais e sociais, este é um problema existente à escala mundial.

Para mais comentários:

Amnistia Internacional

Pedro Krupenski, Director Executivo: 918 502 502

Associação para o Planeamento da Família

Yasmine Gonçalves, Coordenadora Nacional da Campanha “Fim à MGF”: 962 761 287

Fim à MGF – Campanha Europeia, envolve um trabalho directo de cerca de 14 ONG de diferentes estados membros da UE. Campanha que visa a adopção de uma estratégia específica e articulada para pôr fim à Mutilação Genital Feminina e garantir também a protecção a mulheres, raparigas e meninas que são forçadas a sair dos seus países devido ao receio de serem mutiladas.

A CAMPANHA EUROPEIA "FIM À MGF" PRECISA DO SEU APOIO.

Sem comentários: