DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA - 1 DE DEZEMBRO - PEDITÓRIO DA ABRAÇO

O dia 1 de Dezembro foi consagrado como o DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA e é também nesta altura, que diversas organizações, nomeadamente, a Associação ABRAÇO, desenvolvem os seus peditórios nacionais para angariarem verbas imprescindíveis para continuarem a desenvolver as suas actividades no combate a esta pandemia.

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tal como em edições anteriores, está a colaborar com a Associação Abraço (http://www.abraco.org.pt/), associando-se à realização do seu peditório nacional, que já se iniciou e se desenvolve até ao próximo dia 4 de Dezembro.

A SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a Infecção Sexualmente Transmissível mais temida por todos, a via sexual é a principal forma de propagação do vírus que provoca a SIDA, mas não é a única forma de contágio. A via sanguínea e através de mãe para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação são outras formas. A sida  é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV - na língua inglesa) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.

A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infecções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Actualmente, a cura não é possível. A única medida eficaz para combatê-la, presentemente, é a prevenção.

A PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL
NA LUTA CONTRA A SIDA!
USE O PRESERVATIVO!
A investigação na Luta Contra a Sida tem avançado muito, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. Os gastos com o tratamento de seropositivos e de doentes com SIDA, bem como, o impacto sócio-económico deste flagelo é enorme e é imprescindível o contributo de todos. O papel das diversas organizações não governamentais na Luta Contra a Sida é fundamental e todas estas ONGs necessitam de verbas para manterem os seus esforços diários e sistemáticos, apoiando quem necessita.

Colabore! Dê o Seu Contributo!
AJUDE NO PEDITÓRIO NACIONAL DA ABRAÇO ...

Informações sobre SIDA no Portal da Saúde:

Informações sobre como cuidar de uma criança com SIDA:

Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA – Alto Comissariado da Saúde:

Associação ABRAÇO: http://abraco.org.pt/
  
Mais informações sobre Luta Contra a Sida:  
... PORQUE A SIDA EXISTE!

Sem comentários: