DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR (17 de Novembro)

Fumar é o factor de risco modificável com o maior número de mortes atribuídas.



Portugal encontra-se num estádio da epidemia menos adiantado em relação à maioria dos países desenvolvidos. Contudo, existem diferenças de consumo de cigarros entre as zonas rurais urbanas do país, sendo superior nas zonas urbanas, e o padrão de evolução é distinto, verificando-se uma ligeira diminuição nos homens e um aumento nas mulheres, o que faz esperar, além das complicações comuns a ambos os sexos, adicionais consequências na função reprodutiva e no resultado da gravidez. A prevalência de consumo de tabaco é elevada nas grávidas, sendo necessárias fortes medidas de combate ao consumo de tabaco nesta população.

O consumo de tabaco inicia-se frequentemente na adolescência, sendo as iniciativas destinadas à prevenção do consumo de tabaco especialmente importantes nestas idades. A elevada prevalência de fumadores no grupo dos profissionais de saúde, nomeadamente nos médicos e enfermeiros, e entre os professores, merece particular atenção, uma vez que poderão funcionar como exemplos na sociedade.

In: Fraga, S., Sousa, S., Santos, A. C., Mello, M., Lunet, N., Padrão, P. & Barros, H. (2005). Tabagismo em Portugal. ArquiMed. 19(5-6): 207-229.



NÃO FUME, PELA SUA SAÚDE
(E PELA SAÚDE DOS OUTROS)!

O dia 17 de Novembro é também o dia mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Os hábitos tabágicos são a principal causa de 85% dos casos de DPOC em todo o mundo e, em Portugal, o tabaco é responsável por 61,3% da perda de qualidade de vida/anos de vida, como consequência directa da DPOC.




O tabagismo está intimamente relacionado com o Cancro de Pulmão. O Cancro de Pulmão é a terceira doença oncológica com maior taxa de incidência, depois do cancro da mama e da próstata.

Recentemente foi criada a PULMONALE – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, uma associação para os doentes e pelos doentes com cancro do pulmão que procura combater o estigma que existe em torno desta doença.
 

DEIXE DE FUMAR!

FUMAR PROVOCA UMA MORTE LENTA E DOLOROSA!
RECUPERE O FÔLEGO!
 NÃO SE DEIXE AMARRAR!
DEIXE DE FUMAR!

                  Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt


Sítios na Internet para uma vida sem tabaco:

- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/

- Revista portuguesa de cardiologia:

- Outros:

Sem comentários: