Dia Mundial do Não Fumador - actividades do PES

O Projecto Escola Saudável (PES), do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, assinalou o Dia Mundial do Não Fumador (17 de Novembro), com um leque muito diversificado de actividades. A equipa do PES quer destacar o facto das acções que coordenou/dinamizou terem tido, como é desejável, a colaboração, interessada, pronta e preciosa, de vários parceiros. Este facto é uma prova inequívoca de que, em Campo Maior, há uma preocupação, transversal, por esta área de intervenção – a promoção da saúde em meio escolar.

A problemática do tabagismo, em particular, razão de ser do Dia Mundial do Não Fumador, começou logo a ser trabalhada no dia 15 de Novembro, com uma exposição de cartazes, elaborados não só pela equipa do PES, mas também por alunos da Escola São João Baptista. Esta exposição, que pretendeu chamar a atenção da Comunidade Escolar para os muitos malefícios associados ao fumo do tabaco, estendeu-se até ao dia 19 de Novembro, sexta-feira.






No dia 17 de Novembro, tiveram lugar várias actividades implementadas por alguns dos nossos parceiros. De manhã, e a convite do PES, o Dr. Antonio González Márquez, médico do Centro de Saúde de Campo Maior, dinamizou, na sala de audiovisuais da Escola Secundária, duas sessões de sensibilização sobre tabagismo, onde estiveram presentes alunos de 8.º e 9.º anos, e claro, os respectivos professores.









O outro parceiro, um grupo de alunos do 12.º A, já, este ano lectivo, nosso colaborador noutras ocasiões, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, ficou, desta feita, incumbido, a pedido do PES, de três novas acções, neste caso, relacionadas com a luta anti-tabágica. Foram estes alunos que se encarregaram de receber e acompanhar, à sala de AV, o Dr. González e a Enf. Zélia. Mais tarde, estes mesmos alunos, foram a algumas salas de aula entregar folhetos, elaborados pela equipa do PES, e sensibilizar os colegas para a importância de não fumarem. Para além destas duas acções, este grupo, muito prestável, interessado e dinâmico, foi o responsável pela elaboração da apresentação em PowerPoint, contendo imagens e frases alusivas aos efeitos perniciosos do tabaco, que passou nos LCD existentes nos corredores da Escola Secundária de Campo Maior.













Os nossos colaboradores do 12.º A (Área de Projecto): 

(Da esquerda para a direita: Ana Carneiro, Leonor Martins, Pedro Madeira & João Paulo Von Gilsa)

A equipa do PES gostaria que estas intervenções tivessem frutos, e espera que alguns dos actuais fumadores acabem por abandonar o hábito de fumar, e os que nunca fumaram, fiquem sem vontade de o fazer.

NO DIA 31 DE MAIO, DIA MUNDIAL SEM TABACO, VOLTAMOS A ESTA LUTA!

Sem comentários: