Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada - 21 de Novembro de 2010

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no seguimento de episódios anteriores, deixa aqui a sua mensagem de solidariedade para todas as vítimas e familiares de acidentes rodoviários, que são recordados neste DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA, que se assinala hoje, dia 21 de Novembro de 2010.

Este ano, as diversas associações que integram a organização ESTRADA VIVA - LIGA CONTRA O TRAUMA, reuniram-se em Santarém, onde decorreram as principais cerimónias que marcaram este dia. Uma das acções marcantes foi desenvolvida em colaboração com equipas médicas e com o corpo de bombeiros, passando pela simulação de uma operação de desencarceramento de uma viatura sinistrada.

Este dia mundial foi criado pela ONU em 2005, sendo no 3.º Domingo do mês de Novembro, e o espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de acidentes rodoviários.

A declaração recente do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA pode ser lida através do seguinte link: http://www.un.org/News/Press/docs//2010/sgsm13248.doc.htm.



Veja o spot da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=58tT187rfvM
http://vimeo.com/16559127
http://vimeo.com/16559086

QUANDO ANDAR NA ESTRADA,
 LEMBRE-SE DESTE DIA.

 Fontes:
http://estradaviva.org/
http://www.aca-m.org/w/index.php5?title=Dia_Mundial_em_Mem%C3%B3ria_das_V%C3%ADtimas_da_Estrada_2010
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/vitimas+estrada.htm
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1044899
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/faro-antecipa-dia-da-memoria
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/DiaMundialMemoriaVitimasEstrada2010.aspx

Sem comentários: