VAMOS DEIXAR DE FUMAR! CONTINUAMOS A SER UMA ESCOLA LIVRE DE TABACO!

O senso comum diz-nos que não se deve fumar, por vários motivos, que vão desde os maus odores até às inúmeras questões de saúde que sobejam como agravantes, não esquecendo que os hábitos tabágicos são a primeira causa de morte evitável em todo o mundo. Contudo, apesar do hábito de fumar estar a "passar de moda" e na maioria dos espaços fechados estar interdita a sua prática, ainda persiste junto de muitas pessoas e, alguns jovens, por questões sociais que passam na maioria das vezes por motivos de afirmação junto dos colegas e amigos, começam também a fumar... como se de uma brincadeira se tratasse, mas que depois passa a ser um caso sério! Por este motivo, nunca é demais insistir nesta causa e lembrar que queremos permanecer como uma escola livre de tabaco.

 O Projecto Escola Saudável tem desenvolvido esforços nesse sentido e, recentemente, jovens alunos do nosso Agrupamento foram agraciados no Auditório da Direcção regional de educação do Alentejo, em Évora, com o 1.º prémio pelo excelente e meritório trabalho que desenvolveram no âmbito da prevenção de hábitos tabágicos junto da comunidade educativa.

Para não fumar, antes de parar é melhor não começar! Mas se já iniciou esta prática e tem consciência de que tem de eliminá-la, não espere apenas pela força de vontade! Faça também força para ter vontade de deixar de fumar. O Projecto Escola Saudável recomenda uma visita às consultas de cessação tabágica do centro de Saúde da área de residência, que no caso do nosso Agrupamento, decorrem às quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas com o Dr. González. 

                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 

No canal saúde do Portal SAPO é possível a leitura de um dossiê completo sobre o tabagismo, cessação tabágica e assuntos relacionados, deveras interessantes e que podem esclarecer algumas dúvidas ou dar o mote para uma tomada de decisão positiva. O endereço electrónico para o dossiê "como deixar de fumar" é: http://saude.sapo.pt/dossiers/comoyconseguirydeixarydeyfumar 


Sem comentários: