
Um paradoxo, é o facto de uma larga percentagem de jovens infectados no mundo ocidental serem jovens informados e, apesar desta situação, arriscam mesmo sabendo que a SIDA continua a matar, negligenciando quer a própria saúde, como a de outros, visto que não sabendo serem portadores, com os seus comportamentos, ajudam na disseminação do VIH noutros jovens. É que apesar dos avanços nos medicamentos anti-retrovirais, a SIDA ainda não tem cura.
Certos comportamentos de alto risco – tais como o início precoce da actividade sexual, a gravidez adolescente e o consumo de drogas – são sinais de que algo não está bem no ambiente em que vivem os jovens adolescentes, e podem estar associados à violência, exploração, maus-tratos e negligência.
Estes dados inéditos foram publicados no relatório “Oportunidades na crise: prevenir o HIV desde o início da adolescência até à jovem idade adulta”, da autoria da UNICEF, ONUSIDA, UNESCO, FNUAP, OIT, OMS e Banco Mundial.
PROTEJA-SE!
USE O PRESERVATIVO!
Fonte:
Para saber mais sobre VIH/SIDA:
- http://saude.sapo.pt/dossiers/vih
- http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+infecciosas/sida.htm
- http://www.sida.pt/
- http://www.aidsportugal.com/Home@1.aspx
- http://www.ligacontrasida.org/
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/menosydeymetadeydosydoentesyemyportugalycomyvihyeyhepatiteycyrecebeytratamento.html
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/a-sida-em-numeros.html
Sem comentários:
Enviar um comentário