Prevenir o consumo de álcool junto das crianças - prioridade reforçada nas II Jornadas de Alcoologia, em Sesimbra


O consumo de aditivos em crianças e adolescentes são uma preocupação do Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), que tem dedicado várias mensagens neste espaço a esta temática. Quando abordámos os comportamentos de risco dos nossos adolescentes, referimos que o consumo de álcool é uma "realidade camuflada" numa Lei (incoerente em termos de idade de permissão com a Lei do tabaco - a do álcool impõe uma idade mínima de 16 anos e a do tabaco uma idade mínima de 18 anos - e que deveriam estar equiparadas com a maioridade), que além de outras lacunas, peca também por uma fiscalização deficiente das entidades competentes, que dá uma relativa impunidade a quem vende álcool a crianças e menores de 16 anos. Basta sair à noite, especialmente ao fim de semana, para em qualquer localidade (e não só na nossa) constatarmos este facto. E cada vez mais, o consumo regular de álcool se inicia em mais tenra idade. 

Terminaram ontem (17 de Junho) Em Sesimbra,  as II Jornadas de Alcoologia e o I encontro de Tabacologia (programa: http://www.jasfarma.com/my.files/uploads/Programa_2jornadas_alcoologia.pdf) organizadas pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. 

Como síntese de dados significativos destas jornadas, transcrevemos aqui um artigo da LUSA/SAPO, que relata opiniões de especialistas que estiveram presentes no evento:

Prevenção do Consumo de Álcool nas crianças

A prevenção do consumo de álcool pelos jovens exige programas mais eficazes que sejam implementados antes de se iniciar o consumo,  referiu o psicólogo clínico do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), Raul Melo, que salientou a necessidade de se criarem programas de prevenção mais eficazes e dirigidos aos jovens até aos 13 anos.
Raul Melo justificou a proposta com o facto de os programas de prevenção desenvolvidos antes de se iniciarem os consumos apresentarem quase sempre melhores resultados do que aqueles que se destinam às pessoas que já são consumidoras, ao mesmo tempo que advertia para outras abordagens de sinal contrário.
“A escola pode estar a fazer um trabalho fantástico [de prevenção], mas o bar ali ao lado faz ‘happy-hour’ às seis da tarde”, disse, lembrando que também há quem faça tudo para persuadir os jovens a consumirem álcool.
Raul Melo foi um dos oradores no painel sobre o ‘Uso e Abuso do Álcool na Sociedade Actual’, em que se falou das ‘Acções no Âmbito da Prevenção’, ‘Os Media e o Álcool’ e ‘Novos Padrões de Consumo de Álcool’.
Para o psiquiatra José Francisco de Matos, do Hospital dos Capuchos, na origem dos novos padrões de consumo de álcool estão, muitas vezes, as mensagens que todos nós enviamos às crianças.
“O que ensinamos às crianças é que os adultos bebem vinho ou cerveja, que eles [as crianças] podem ‘substituir’ por coca-cola ou por sumos. A água, quando muito, é para beber nos intervalos das refeições”, disse.
“A crianças aprendem que o álcool faz mal à saúde, mas depois aceita-se que os jovens festejem um êxito com consumo de álcool em excesso”, acrescentou.
Preocupado com o aumento do consumo de álcool entre os jovens, José Francisco Matos advertiu para as consequências que esta nova realidade poderá ter para as jovens mulheres, que, neste domínio, têm comportamentos cada vez mais idênticos aos dos jovens do sexo masculino.
“O comportamento [consumo de álcool em excesso] é igual, mas a vulnerabilidade das mulheres é muito maior”, frisou, lembrando a especificidade do corpo da mulher, em que o excesso de consumo de álcool favorece a produção de “mais tecido adiposo” e apresenta um maior risco de contrair doenças como a cirrose.
José Francisco Matos referiu ainda que muitos jovens “encontraram uma nova forma de emagrecimento”, porque o álcool ajuda a diminuir a dor provocada pela fome, mas considerou que se trata de uma realidade que também vai ter consequências graves.
“Se o problema do álcool é complicado, a anorexia alcoólica mais complicada é”, sentenciou.
Escolha: mensagem certa ou errada? 
Na discussão sobre ‘Uso e Abuso do Álcool na Sociedade Actual’, ficou ainda a recomendação da jornalista Marina Caldas, que falou sobre ‘Os Media e o Álcool’, para defender a necessidade de mais prevenção, não através dos programas informativos e dos jornais, mas das telenovelas, como já se faz em algumas portuguesas e, principalmente, nas brasileiras.“Os brasileiros perceberam que podiam passar a mensagem através das novelas”, disse.
A SOLUÇÃO TAMBÉM PASSA POR SI. 
A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS JOVENS E CRIANÇAS
 É UMA RESPONSABILIDADE UNIVERSAL.

Sem comentários: