Vacina contra o cancro do cólo do útero também eficaz em mulheres com mais de 24 anos

Em edições anteriores, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) já publicou informações sobre a prevenção do cancro do cólo do útero através do papiloma vírus humano, que se transmite por via sexual, apelando para uma sexualidade responsável e para a importância da vacinação no combate a esta doença, que continua a afectar muitas pessoas (vide http://pescm.blogspot.com/search/label/cancro%20do%20c%C3%B3lo%20do%20%C3%BAtero). 

A campanha Passa a Palavra é um apelo à entreajuda, para que todas as mulheres possam realizar rastreio para um eventual diagnóstico precoce da doença  para a vacinação das jovens, de forma a tentar-se reduzir de forma significativa esta doença, que mata 300 mulheres por ano.   

A vacina contra o vírus do papiloma humano já integrou o Plano Nacional de Vacinação, garantida que está a sua eficácia na imunidade de jovens, principalmente, antes de iniciarem uma vida sexual activa. A dúvida persistia, se esta taxa de eficácia seria significativa em mulheres de nível etário superior (entre os 24 anos e os 45 anos). A publicação dos resultados preliminares de um estudo que incide neste grupo etário demonstra que é igualmente viável a vacinação de mulheres depois dos 24 anos de idade. Estas conclusões foram publicadas no  British Journal of Cancer 

Desde o ano passado que existiam recomendações da Agência Europeia do medicamento para que todas as mulheres até aos 45 anos fossem vacinadas e, não somente, até aos 26 anos, como acontecia. O nosso país também seguiu esta linha, tendo alargado de forma progressiva o plano e idade de vacinação, de acordo com os dados validados cientificamente que vão sendo publicados.  

Fontes: 
Publicações anteriores sobre vírus do papiloma humano e cancro do cólo do útero: 

Sem comentários: