Estudo: Os benefícios da dieta mediterrânica

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) aquando da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, associou-se à iniciativa da petição pública para candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO (VIDE: http://pescm.blogspot.com/2010/10/peticao-online-dieta-mediterranica-como.html). É do conhecimento geral o vasto conjunto de benefícios da dieta mediterrânica para a saúde, nomeadamente, a nível cardiovascular. Os dados científicos também já são consubstanciados por vários estudos, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

O número deste mês de Março da revista do Colégio norte-americano de Cardiologia divulga os resultados de mais 50 estudos desenvolvidos sobre a dieta mediterrânica, apontando para os claros benefícios no âmbito da medicina preventiva, incidindo sobre a diminuição do síndrome metabólico (que a comunidade científica reconhece que está a aumentar a um ritmo assustador em todo o mundo), associado a doenças como a obesidade, a diabetes, cancro e doenças cardiovascular. 

imageA dieta mediterrânica, além da tradição e componente cultural, os seus benefícios para a saúde advêm de um padrão alimentar que inclui uma dose diária de fruta, verdura, cereais integrais e lacticínios com pouca gordura, além de um consumo semanal de peixe, aves, frutos secos e legumes, com um consumo relativamente baixo de carne vermelha e moderado de álcool, normalmente às refeições. Também está incluído no padrão alimentar o consumo elevado de azeitonas e azeite. Estas características tornam-na na mais saudável para o coração e para controlar colesterol, triglicéridos, pressão arterial e glicose.


TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!


DIETA MEDITERRÂNICA = SAÚDE

Fontes: 

Para saber mais:

Colégio norte americano de Cardiologia:

Sem comentários: