Petição Online: Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da UNESCO

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) também apoia a candidatura da DIETA MEDITERRÂNICA a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Um conjunto de individualidades e entidades, de onde se destacam a Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Movimento Mulheres de Vermelho, estão a desenvolver uma iniciativa que visa sensibilizar e apelar ao Governo Português para que se associe à Grécia, Itália, Espanha e Marrocos, apresentando uma candidatura conjunta da DIETA MEDITERRÂNICA, que será votada na próxima Sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorrerá de 15 a 19 de novembro de 2010, em Nairobi, Quénia.

Como se refere no texto da petição pública, "a Dieta Mediterrânica é uma antiga herança cultural que todos os povos do Mediterrâneo têm em comum: uma maneira de compartilhar a vida, a agricultura sustentável e respeito ao meio ambiente – um estilo de vida. A alimentação mediterrânica é certamente uma das mais saudáveis do mundo. Esta dieta é rica em vegetais e fruta, pão de trigo ou outros cereais pouco refinados, azeite e peixe, sendo pobre em gorduras saturadas e rica em gordura monoinsaturada (azeite), ácidos gordos ómega 3 (peixe) e fibra alimentar. Infelizmente a alimentação portuguesa tem-se tornado cada vez mais desequilibrada e vindo a afastar-se da tradicional dieta ou dieta mediterrânica, sendo notório que a juventude está a comer cada vez mais fast food, alimentação demasiado rica em gordura saturada, sal, açúcar e calorias."

Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia lembrou que em Portugal, 35 por cento da população morre de doença cardíaca.


“Há uma ideia errada de que as mulheres sofrem do coração mas não morrem do coração e de que os homens não sofrem do coração mas morrem dele. É mentira. A doença cardíaca é a principal causa de morte das mulheres em Portugal e no mundo. Mata mais do que o cancro e é mais fácil de evitar do que o cancro da mama”, sublinhou Manuel Carrageta.

Este facto é fundamental para o apoio de um grupo de “Mulheres de Vermelho” apoiantes da dieta mediterrânica na prevenção de doenças cardiovasculares.

PROTEJA A SUA SAÚDE PRATICANDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

ASSINE ESTA PETÇÃO PÚBLICA ONLINE EM:
 O PES apoia a candidatura da DIETA MEDITERRÂNICA A PATRIMÓNIO DA UNESCO.
E Você?
Mais informações em:

Sem comentários: