16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação – Caminhada Saudável dia 20 de Outubro

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se às comemorações do dia Mundial da Alimentação, que se assinala hoje, dia 16 de Outubro, relembrando a importância que uma alimentação equilibrada tem na manutenção da saúde individual.


A ONU escolheu para comemorar o dia Mundial da alimentação a data de 16 de Outubro, por ser o dia da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). Quando pensamos neste dia, esquecemo-nos muitas vezes do principal motivo que levou à sua criação: A FOME NO MUNDO. Por respeito àqueles que passam fome, nós que temos alimentos, devemos preservá-los, não os estragar e fazer os possíveis para desenvolvermos uma alimentação saudável. Só assim, este dia tem significado.


Existem regras para uma alimentação saudável e equilibrada, que de uma forma geral, devem servir de base a todos nós. Contudo, também temos de considerar as necessidades energéticas e alimentares individuais, o que obriga a que se façam adaptações a cada um, de acordo com determinados parâmetros. Para esse ajuste, devem ser considerados factores como: o género (feminino ou masculino); a idade; o estado de saúde (existência de certas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão…) e a actividade física desenvolvida.
Associar uma alimentação ajustada e equilibrada à prática regular de desporto é o ideal para mantermos um bom estado de saúde, prevenindo o aparecimento de variadas doenças.
Será que o Ronaldo abusa dos fritos? Ou dos doces? Nhaaa!

CONSELHOS ÚTEIS PARA PREPARAR ALIMENTOS

- Cozinhar com pouco sal para prevenir a hipertensão.

- Lavar bem as frutas e legumes.

- Cozer os legumes com pouca água e durante pouco tempo, para diminuir as perdas de vitaminas.


- Escolher alimentos saudáveis, pobres em gorduras animais e com baixo teor de açúcar.

- Não armazenar em conjunto, alimentos crus e confeccionados, para evitar contaminações cruzadas.



CAMINHADA SAUDÁVEL, 4.ªFEIRA, 20 DE OUTUBRO

Para assinalar este dia, o Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, promove na quarta-feira, dia 20 de Outubro, com a colaboração do grupo disciplinar de Educação Física, da GNR e da Câmara Municipal, uma caminhada saudável com alunos das nossas escolas, que no seu percurso urbano desenvolverão campanhas de sensibilização para uma alimentação saudável junto da população. Esta caminhada terá também a dupla função de contribuir para a Organização Não Governamental “Médicos do Mundo”, ainda no âmbito do seu projecto Corrida Solidária. Todas as contribuições dos participantes reverterão para esta nobre ONG que actua em todo o globo, em condições por vezes tão adversas.

JUNTE-SE A NÓS NESTA CAMINHADA SAUDÁVEL.


LEMBRE-SE:
SABER COMER É SABER VIVER!


Mais informações para uma alimentação saudável:

Mais informações sobre os "Médicos do Mundo":

Sem comentários: