Caminhada saudável em honra do Dia Mundial da Alimentação

O Projecto Escola Saudável e o Grupo Disciplinar de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, o Centro de Saúde, o posto territorial da Guarda Nacional Republicana e a Câmara Municipal de Campo Maior, enveredaram esforços conjuntos e realizaram em estreita colaboração várias actividades ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

Alunos de 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e do Ensino Secundário (Regular e Profissional) oriundos de duas escolas do Agrupamento juntaram-se no jardim público da nossa vila raiana e participaram, de forma divertida, mas com uma vertente educativa muito forte, em actividades dinamizadas pelo PES e pelo Centro de Saúde de Campo Maior. Por exemplo, participaram num pequeno jogo que consistiu em completar uma roda dos alimentos gigante com vários exemplos alimentares disponíveis, seguindo várias pistas.

A equipa do Centro Saúde integrou pessoal médico, enfermeiras e uma nutricionista, fornecendo muitas informações sobre regras alimentares e realizando rastreios dos índices de massa corporal, entre outras iniciativas que entusiasmaram os jovens que participaram de forma activa nas várias actividades. 

Seguidamente, estes alunos sempre acompanhados por professores e escoltados por viaturas e pessoal da GNR que garantiu a segurança em todo o trajecto, continuaram a caminhada saudável dinamizada pelo Grupo de Educação Física do Agrupamento e que tinha sido iniciada nas respectivas escolas. Durante o percurso, os alunos foram distribuindo folhetos de sensibilização à população, apelando para a prática de uma alimentação equilibrada, completa e saudável, incluindo alguns conselhos sobre como preparar e manipular os alimentos. Também se apelou à votação na petição pública para a candidatura da dieta mediterrânica a património cultural imaterial da UNESCO. Estas actividades decorreram durante a parte da manhã e contaram com mais de 200 entusiastas participantes.

A associação de uma actividade física/desportiva a uma alimentação saudável e equilibrada adaptada às necessidades individuais, são factores fundamentais como medidas promotoras da saúde, nomeadamente, na prevenção de doenças cardiovasculares. Nunca é demais relembrar que cerca de 35% da população portuguesa morre devido a doenças desta tipologia.


NÃO BASTA TER “BOM CORAÇÃO”,
 É NECESSÁRIO CUIDAR DELE!

PRATIQUE EXERCÍCIO FÍSICO.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA.

VOTE NA PETIÇÃO PÚBLICA:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3248

Sem comentários: