Tem entre 40 e 49 anos?

Fique a conhecer, com a ajuda do Portal da Saúde do Sapo, as consultas e exames que os homens da sua idade não devem dispensar:

- Check-up médico
Deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano.

- Consulta dentária
Recomenda-se a realização de uma consulta dentária, de seis em seis meses.

- Exame oftalmológico
Visite o médico oftalmologista uma vez por ano, mesmo que não tenha problemas de visão.

- Exame auditivo
Marque uma consulta de otorrinolaringologia de três em três anos para avaliação do estado do seu aparelho auditivo.

- Auto-exame da pele
Analise os seus sinais cutâneos e esteja atento a eventuais modificações ao nível da cor e forma. Se verificar que existem alterações na simetria, rebordo, cor e diâmetro procure um dermatologista.

Este é um passo essencial para defender a sua pele do cancro cutâneo. Especialmente se tiver a pele clara, recomenda-se ainda que marque uma consulta de dermatologia uma vez por ano.

- Rastreio do VIH
A pesquisa no sangue do VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) é especialmente importante sempre que houver dúvidas sobre a possibilidade de estar infectado pelo VIH; se pensa ter um filho; se teve relações sexuais sem preservativo, se houve partilha de seringas, agulhas ou outro material na injecção de drogas.

O mesmo se aplica caso tenha feito uma tatuagem ou um piercing com instrumentos não esterilizados (situação actualmente mais frequente em locais que não estejam legalizados) ou se teve contacto directo com o sangue de outra pessoa.

- Rastreio da Hepatite B
Deve efectuar este teste se consumiu drogas injectáveis; se tem, ou teve, múltiplos parceiros sexuais ou infecções sexualmente transmissíveis; se está contaminado com o VIH/SIDA.

Recomenda-se ainda a realização deste teste caso tenha feito tatuagens ou piercings com instrumentos não esterilizados; se esteve ou está preso. Actualmente as transfusões sanguíneas não são um factor de risco, porque todo o sangue transfundido é objecto de investigação e desinfecção.

- Rastreio da Hepatite C
Aconselha-se a realização do rastreio quando se consome ou consumiu drogas injectáveis; se fez uma tatuagem ou um piercing com instrumentos não esterilizados, se partilharam objectos cortantes que possam ter estado em contacto com sangue (lâminas, tesouras, escovas...). Também deve ser feito se as análises de função hepática (transaminases ou aminotransferases) estiverem elevadas.

- Colonoscopia
Este exame só é realizado em pessoas com mais de 50 anos, mas a existência de antecedentes familiares (pais, avós ou tios) de pólipos ou tumores intestinais recomenda que este exame seja feito cerca de dez anos antes da idade em que a doença foi detectada nesse familiar.

Também deve ser feito em casos de anemia crónica sem explicação aparente, perdas de sangue pelo ânus, diarreias persistentes ou alternância frequente de diarreia com prisão de ventre.

Se esses exames forem normais, habitualmente a colonoscopia só é repetida de cinco em cinco anos.

- Auto-exame testicular
Realize uma vez por mês, durante ou após o banho, o auto-exame testicular, que ajuda a diagnosticar precocemente o cancro dos testículos. Procure um médico urologista, caso detecte nódulos ou note alteração no tamanho, forma ou consistência dos testículos.

- PSA (antigénio específico da próstata)
Esta análise sanguínea, que indica a eventual existência de um cancro na próstata, deve ser realizada anualmente após os 45 anos. Caso revele valores elevados (acima de 4ng/ml) deverá ser feito um exame mais detalhado, geralmente uma ecografia transrectal da próstata com biópsia.


Para saber mais:
http://saude.sapo.pt/saude-medicina/saude-do-homem/40-49-anos/-tem-entre-40-e-49-anos.html

Sem comentários: