SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Iniciaram-se as comemorações da SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO que se assinalam em Portugal pela 5.ª vez consecutiva. Todos os serviços de saúde devem fazer a promoção do leite da mãe, que é considerado como a forma mais adequada de fornecer aos recém-nascidos todos os nutrientes de que necessitam.

Em 2010, as comemorações serão dedicadas ao tema “Apenas dez passos – O Caminho Amigo do Bebé”.

O Projecto Escola Saudável de Campo Maior associa-se a esta semana, contribuindo para a divulgação da vital importância que o aleitamento materno assume no desenvolvimento dos recém-nascidos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno é uma das formas mais eficazes de reduzir a TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (TMI), o que é corroborado pela UNICEF, que revela que cerca de um milhão de crianças morre anualmente por falta de aleitamento materno, uma realidade que ocorre inclusivamente nos países industrializados.

Em Portugal já foi criado um "Banco do Leite Materno", que é uma medida pioneira, que tem como objectivo proporcionar a todos os recém-nascidos, com idade gestacional inferior a 32 semanas, a alimentação com leite humano de dadora, caso o leite materno não esteja disponível.

As maternidades dos hospitais promovem várias acções de forma a incentivarem o aleitamento materno, nomeadamente, as 10 medidas estudadas pela OMS nos últimos anos, que constituem um "princípio" a ser seguido por todos e que devem ser aplicadas logo após o nascimento da criança, de onde se salienta, por exemplo, o fornecimento de leite materno logo na meia hora subsequente ao parto ou evitar o uso de chupetas nos primeiros dias. Os hospitais que sigam estas medidas são certificados pela OMS e UNICEF como "AMIGOS DOS BÉBÉS".

AS 10 MEDIDAS ESSENCIAIS DE UM HOSPITAL "AMIGO DOS BÉBÉS"

- Ter uma política de promoção do aleitamento materno escrita, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuidados de saúde.


- Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.

- Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

- Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.

- Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.

- Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.

- Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.

- Dar de mamar sempre que o bebé queira.

- Não dar tetinas, bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas ao peito.

- Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou maternidade.

AJUDE A DIVULGAR A IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO!
 Fontes:
 Mais informações sobre o tema:
DAR DE MAMAR É AJUDAR O SEU FILHO!

Sem comentários: