“NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES" - Cria um anúncio para as Nações Unidas


O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) lança o desafio de participação num concurso internacional sobre igualdade de género a toda a comunidade educativa e visitantes do blogue. A violência contra as mulheres e raparigas, embora seja triste de se reconhecer, é ainda uma realidade. Uma realidade a que todos nos opomos, mas que existe. Como tal, continua premente a contínua sensibilização para este assunto, para que efectivamente, um dia possamos ser realmente iguais e, não somente, num plano teórico. 

O novo organismo das Nações Unidas - ONU Mulheres é o reconhecimento Internacional de todos os governos da existência de violência de género. Agora... é tempo de passarmos à acção.

Este concurso, visa sensibilizar a população em geral, para a denúncia de situações de violência contra mulheres e raparigas, que constitui uma das mais frequentes violações dos direitos humanos em todo o mundo. Esta iniciativa é aberta a qualquer cidadão residente na Europa, que deve elaborar um anúncio a dizer "NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!". O anúncio (cartaz) tem de incluir o logótipo da campanha. Esta acção é realizada em parceria entre as Nações Unidas e vários jornais de renome mundial, como El País, Le Monde , La Stampa, entre outros. Os prémios são vários e aliciantes, sendo o primeiro de 5000 euros e eleição o resultado de um júri de peritos e de uma votação pública, em que todos podem participar.

Em baixo, transcreve-se uma síntese das informações mais pertinentes do site oficial da campanha em Portugal (http://www.create4theun.eu/pt/).


CRIA UM ANÚNCIO PARA O CONCURSO DAS NAÇÕES UNIDAS DE 2011 – "NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHEREs



Calendário

O concurso abriu para apresentação de trabalhos a 8 de Março de 2011, Dia Internacional da Mulher, e terminará à meia-noite (CET) de 31 de Maio de 2011. Os vencedores serão anunciados a 25 de Novembro de 2011, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Todos os trabalhos terão de ser apresentados através do sítio Web do concurso, em competition.Create4theUN.eu.

Condições de participação

O anúncio tem de incluir o logótipo da campanha – “Não à violência contra as mulheres”. Para mais informações sobre as regras do concurso e as condições de participação, deve consultar-se o sítio Webhttp://competition.create4theun.eu/
Prémios
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Madrid, no dia 25 de Novembro de 2011.
O primeiro prémio, no valor de 5000 euros, será oferecido pela Fundação Caixa em Espanha, ao vencedor seleccionado pelo júri.
O prémio para jovens, destinado a participantes de 25 anos ou menos, será oferecido pela Fabrica, que também seleccionará o vencedor deste prémio. A Fabrica é o centro de investigação sobre comunicação do Grupo Benetton, fundado por Lucian Benetton e Oliviero Toscani com o objectivo de estabelecer uma ligação entre a cultura e a indústria e oferecer aos jovens designers e artistas do mundo inteiro uma oportunidade de desenvolverem a sua criatividade e de participarem em actividades de intercâmbio multicultural. A Fabrica está sediada em Treviso, em Itália.
O prémio a atribuir ao vencedor da votação pública será oferecido pelo Governo português.

Júri

  • Jacques Séguéla (Vice-Presidente da Havas, presidente do júri de 2010)
  • Omar Vulpinari (Director Criativo do Departamento de Comunicação
  • Visual da Fabrica e Vice-Presidente da ICOGRADA)
  • Olga Sviblova (Directora do Museu de Arte Multimédia de Moscovo)
  • Jan Arnesen (Chefe da unidade de exposições das Nações Unidas)
  • Mieke Gerritzen (Designer e Director do Museu de Design Gráfico de Breda)
  • Stefan Einarsson (Director Criativo da Hvita Husid e vencedor do concurso do ano passado)
  • Aldijana Sisic (Directora da Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas “Unidos para pôr fim à violência contra as mulheres” (UNiTE))

Factos

  • Aproximadamente 70% das mulheres são vítimas de violência ao longo da sua vida.
  • 1 em cada 5 mulheres é vitima de violação ou de tentativa de violação ao longo da sua vida.
  • O número de pessoas traficadas por ano situa-se entre 500 000 e 2 milhões. As mulheres e as raparigas representam cerca de 80% das vítimas detectadas.
  • O número de raparigas e mulheres submetidas a mutilação genital feminina situa-se entre 100 e 140 milhões.
  • Há pelo menos 200 000 casos de violência sexual documentados na RDC desde 1996.
Fontes:
Site Oficial Português, http://www.create4theun.eu/pt/ 
ONU Mulheres, www.endvawnow.org/

O PES também grita bem alto:

“NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA

AS MULHERES!"

Sem comentários: