I Descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior

O Projecto Escola Saudável do Agrupamernto de Escolas de Campo Maior (PES) está a desenvolver, juntamente com vários parceiros, um conjunto diversificado de actividades direccionadas para a Prevenção Rodoviária. Pretendemos conciliar o divertimento, as actividades ao ar livre, com aprendizagens visando a segurança rodoviária.

No dia 27 de Abril irá realizar-se a I descida Saudável de Carrinhos de Rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior. Decorrerá durante a parte da manhã, na Rua João de Portugal, mesmo em frente à Escola Secundária. A actividade é gratuita, mas a inscrição é obrigatória (tem de ser feita até dia 11 de Abril).

Existem prémios para os vencedores e para o carrinho de rolamentos mais original e que respeite as normas de segurança.

Construam os vossos carrinhos de rolamentos e vamos todos...

"Rolar em Segurança!"

Consultem o regulamento e participem!
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Regulamento

I Descida de carrinhos de rolamentos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior

NORMAS GERAIS
1. A actividade intitula-se I descida de carrinhos de rolamentos do Agrupamento de escolas de Campo Maior, consistindo em 3 provas, sendo que duas são descidas cronometradas da Rua João de Portugal – uma descida livre e outra com obstáculos – e a outra é uma descida subordinada ao cumprimento das regras e sinalética de trânsito. A actividade está integrada na semana dedicada à prevenção automóvel organizada pelo Projecto Escola Saudável (PES).

2. A actividade realizar-se-á após autorização formal e colaboração da Câmara Municipal de Campo Maior, da Guarda Nacional Republicana – Posto Territorial de Campo Maior – e aprovação do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

3. Durante o período de duração da actividade estará interdito o trânsito automóvel na rua João de Portugal. É aconselhável que o estacionamento automóvel também esteja interdito desde a véspera, a partir do período da tarde.

4. Durante a realização da actividade prevê-se a presença de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior para socorro e transporte em caso de eventual necessidade.

5. A participação é livre e gratuita, não podendo ter qualquer carácter comercial.

6. A participação na actividade é exclusiva a alunos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com idade mínima de 12 anos. Todos os participantes menores carecem de autorização escrita do(a) respectivo(a) encarregado(a) de educação.

7. O acto de inscrição implica a aceitação de todas regras presentes neste regulamento, o que fica reforçado pela assinatura obrigatória de uma declaração de aceitação e compromisso de cumprimento de todas as condições por todos os elementos das equipas. No acto de inscrição também é logo obrigatória a autorização escrita dos encarregados de educação para alunos menores.

8. A organização não se responsabiliza por qualquer dano ou prejuízo decorrente da condução dos participantes ou das suas acções, nomeadamente, danos causados pelo carro no piloto ou em terceiros e no que diz respeito a vestuário estragado. Esta responsabilidade é assumida pelas equipas quando efectuam o acto de inscrição.

9. Cada equipa participante apenas pode concorrer com um carrinho de rolamentos, não podendo usar nenhum outro. Não pode haver permutas de viaturas entre equipas.

10. Nenhum elemento das equipas participantes poderá fazer parte da organização ou equipas de apoio.


EQUIPAS
1. As equipas têm de ser exclusivamente constituídas por alunos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com uma idade mínima de 12 anos.

2. As equipas podem ser individuais ou formadas, por um máximo, de três elementos. Um desses elementos será o chefe de equipa, sendo o elemento privilegiado de contacto com o júri e equipa de apoio à realização da prova para pedir informações e receber instruções que deverá transmitir aos restantes parceiros de equipa.

3. Cada equipa tem de ter um nome escolhido pelos próprios e ser-lhe-á atribuído um número de participação, por ordem de inscrição.

4. Em equipas com 2 ou 3 elementos, não é obrigatório ser um piloto diferente em cada prova, podendo ser sempre o mesmo, dando os restantes apoio logístico.


INSCRIÇÃO
1. É obrigatória a inscrição de todas as equipas e respectivos participantes, dentro do prazo estabelecido pela organização e em impresso próprio. As folhas de inscrição podem ser levantadas nos serviços de reprografia da Escola Secundária de Campo Maior.

2. As inscrições podem ser entregues a qualquer dos elementos do Projecto Escola Saudável (PES), que entregarão um recibo datado e assinado que servirá de comprovativo de entrega.

3. O acto de inscrição implica a total aceitação e cumprimento deste regulamento e de todas as regras e condições de participação, nomeadamente, do ponto 8 das normas gerais, por todos os elementos das equipas participantes.

4. No acto de inscrição, é obrigatória a entrega da declaração escrita de aceitação do regulamento subjacente ao ponto anterior e a declaração escrita de autorização escrita dos encarregados de educação, para a participação de alunos menores de idade. Alunos maiores de idade, terão de comprovar idade com bilhete de identidade/cartão de cidadão.


PROVAS DA COMPETIÇÃO
1. A actividade consiste em 3 provas: duas descidas cronometradas – uma livre e outra com obstáculos – e uma descida para avaliação do cumprimento das regras e sinais de trânsito. As provas realizam-se todas na Rua João de Portugal.

2. Consoante o número de equipas participantes, poderão fazer as provas, uma equipa de cada vez, duas ou no máximo três, em simultâneo.

3. A descida livre consiste numa prova cronometrada desde o local de partida até à meta. O sistema de pontuação será semelhante ao actualmente em vigor nas provas de fórmula 1: O vencedor, com melhor tempo, vai somar 25 pontos, o segundo classificado 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto.

4. A descida com obstáculos consiste numa prova cronometrada desde o local de partida até à meta, em que os pilotos terão de contornar alguns obstáculos e fazer o percurso por um trajecto específico. O sistema de pontuação será semelhante ao actualmente em vigor nas provas de fórmula 1: O vencedor, com melhor tempo, vai somar 25 pontos, o segundo classificado 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1 ponto. A não circulação pelo trajecto indicado ou o não cumprimento da regra dos obstáculos implica uma penalização de 5 pontos por cada sanção.

5. A descida de cumprimento de regras e sinais de trânsito consiste numa prova, por um trajecto demarcado, em que os pilotos vão deparar com várias situações normais do trânsito, tendo de cumprir as regras e as sinaléticas em vigor. No início da prova é atribuída a todas as equipas 30 pontos. Por cada infracção há uma penalização de 5 pontos a 10 pontos. Caso as infracções sejam recorrentes, os pontos das penalizações podem ser descontados nas pontuações obtidas nas provas anteriores.

6. Em caso de desistência em qualquer prova, é atribuída pontuação zero. Em caso de desclassificação na prova é atribuída a penalização máxima prevista para essa prova.

7. O apuramento do resultado final da competição é feito somando todos os pontos obtidos, aos quais são subtraídos os decorrentes de penalizações atribuídas.

8. Todos os elementos das equipas recebem um certificado de participação na I descida de carrinhos de rolamentos do Agrupamento de escolas de Campo Maior, havendo prémios para as 3 equipas melhor classificadas.


NORMAS DE SEGURANÇA E DO CARRINHO DE ROLAMENTOS
1. Todos os participantes têm, obrigatoriamente, de vestir calças compridas e camisola de manga comprida (sendo aconselhável o uso de casaco), de utilizar um capacete e luvas de protecção. É recomendado o uso de cotoveleiras e joelheiras. A utilização de outras formas de protecção corporal é da livre iniciativa dos participantes.

2. Não são admitidos em prova carrinhos de rolamentos com materiais ou superfícies susceptíveis de provocarem facilmente danos físicos aos seus ocupantes e/ou terceiros (ex: arestas vivas, rebarbas, lascas, pregos, parafusos, placas metálicas, materiais estilhaçáveis, extremidades pontiagudas ou cortantes, etc.). Caso sejam utilizados materiais desta natureza ou superfícies com características consideradas perigosas, têm, obrigatoriamente, de ser eficazmente protegidos de forma a não constituírem risco.

3. Antes do início de cada prova, todos os carros deverão ser inspeccionados por elementos da organização e/ou da equipa de apoio à actividade. Em caso de avaria durante a realização de uma prova, o carro pode ser reparado e repetir a prova noutra sequência, uma única vez, tendo de ser novamente inspeccionado.

4. Todos os carrinhos de rolamentos têm de possuir sistema de travagem incorporado que permita reduzir a velocidade num curto espaço. No caso de se utilizarem dois ou mais travões, a estabilidade do carrinho deverá estar garantida.

5. Todos os carrinhos de rolamentos têm, obrigatoriamente, de ter dois ou mais eixos, sendo um deles o direccional.

6. A distância da largura entre rodados de cada eixo não pode ser inferior a 60 cm.

7. Os rodados dos carrinhos têm de ser de rolamentos de esferas de metal, apresentando-se de forma a ser facilmente comprovado este facto, não podendo ser acrescentado qualquer componente aos rolamentos esféricos, que altere a sua estrutura, nomeadamente, o diâmetro (ex: não são permitidas capas plásticas ou emborrachadas para os rolamentos, etc.).

8. Desde que não seja acrescentado qualquer material não pertencente de origem ao rolamento, o diâmetro dos mesmos é livre.

9. Os carrinhos de rolamentos têm de possuir assento para os participantes se sentarem e manterem nesses lugares ao longo do percurso, podendo ser viaturas de um, dois ou três lugares.

10. É estritamente obrigatório todos os ocupantes dos carrinhos de rolamento permanecerem sentados ao longo de todo o percurso das provas, sob pena de desclassificação. Apenas podem levantar-se em caso de acidente/avaria.

11. A decoração dos carrinhos de rolamentos é de livre opção dos participantes, sendo que qualquer linguagem, imagem, desenho ou outros, considerados ofensivos implicam a eliminação da competição de toda a equipa.


OUTROS
1. Será atribuído um prémio ao carrinho de rolamentos mais original. Este carro será eleito através de votação fechada. As equipas votarão através do respectivo chefe, que preencherá um boletim de voto.

2. Em caso de mau tempo meteorológico, a actividade será adiada para nova data a agendar, podendo tal facto, não implicar novo prazo para novas inscrições.

3. Em qualquer situação de empate, privilegia-se a média de idades mais jovem da equipa, seguindo-se o menor número de infracções.

4. Situações omissas a este regulamento, cabe à organização decidir, devendo tal ser igualmente aceite por todos os participantes.
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FORMA A TUA EQUIPA E PARTICIPA!


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2 comentários:

Anónimo disse...

Fixolas!!!!!! :)
Com o meu bolide, tem de montar radares!!!!!
João M

Soldier Of Black Soul disse...

Tão fixe quanto o meu blogue: http://soldierth.blogspot.com

não deixem de visitar :)