SEXUALIDADE EM DISCUSSÃO - Sessões interactivas - PROJECTO MUNDO BRILHANTE

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES), à semelhança do ano lectivo anterior e no seguimento (videhttp://pescm.blogspot.com/2010/01/palestra-interactiva-as-melhores-formas.html e http://pescm.blogspot.com/2010/01/alunos-e-encarregados-de-educacao.html)  da boa aceitação e solicitações, convidou novamente o Projecto "Mundo Brilhante" para dinamizar sessões interactivas sobre sexualidade e adolescência na "nossa casa".  

Em Dezembro, mais concretamente no fim de tarde do dia 21, o Dr. Alfredo Leite dinamizou uma sessão interactiva e de discussão para Encarregados de Educação, subordinada ao tema "As melhores formas de promover a saúde do seu filho", onde existiu um precioso espaço de intervenção e esclarecimento de dúvidas sobre temas pertinentes, onde a adolescência, os afectos e a sexualidade tiveram papel de destaque. Os pais presentes foram bastante participativos, ora relatando situações para as quais solicitavam sugestões, ora partilhando vivências e experiências úteis a todos.

Já em Janeiro, durante toda a 5.ª feira do dia 27, vários grupos de alunos participaram de forma activa e interessada, em pequenas sessões interactivas, com uma duração aproximada de 45 minutos, e que tiveram como lema principal o título "SOS - Corpo em Mudança", numa clara alusão às transformações, dilemas e dúvidas que surgem durante a adolescência.  Apesar do nome em comum, as sessões foram distintas, tendo em consideração o grupo a que se destinavam, sendo que neste ano lectivo, integraram momentos dirigidos para o 2.º Ciclo, para o 3.º Ciclo e para o Ensino Secundário, em que para algumas turmas, foi aplicada a segunda parte duma formação que se iniciou no ano anterior. Todos os alunos se mostraram interessados, colaborantes e atentos. Não existiu "público difícil", mas apenas público diferente. Os temas, além de cativantes e de irem ao encontro das suas necessidades e dúvidas, foram explorados de uma forma dinâmica, interactiva, com recurso a uma linguagem acessível, mas cuidada e incisiva, adequada ao nível de ensino e etário de cada grupo das sessões, bem como, à dinâmica intrínseca de cada conjunto.




Estes "pequenos momentos" foram de discussão, de reflexão e, sobretudo, de formação pessoal. Não existiram tabus ou preconceitos e, com o profissionalismo que caracteriza o Dr. Alfredo Leite, foram dadas respostas e "apontados caminhos", para que cada um possa fazer o seu trajecto individual, que passa pelas salas de aula, pela escola, pela família e sociedade. 





Para saber mais sobre o projecto "Mundo Brilhante":
  

Sem comentários: