PARABÉNS! Há 25 anos nasceu o primeiro bebé-proveta Português!

Primeiro bebé-proveta português nasceu há 25 anos e na altura foi uma "revolução" (SAPO)
O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior dá os parabéns ao "primeiro filho" da fertilização in vitro" português e aos avanços tecnológicos e científicos que a reprodução medicamente assistida desenvolveu nas últimas décadas.

Faz amanhã, 25 de Fevereiro, 25 anos, que nasceu pela primeira vez em Portugal um bebé como resultado da técnica de reprodução medicamente assistida de fertilização in vitro - FIV . Foi no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Neste quarto de século que passou, milhares de bebés se sucederam, com algumas inovações, mas as técnicas e princípio base continuam a ser muito semelhantes.

O primeiro bebé-proveta  no mundo ficou mundialmente famoso (neste caso, famosa) e foi Louise Brown, que nasceu em 1978, graças à aplicação da técnica por Robert Edwards (Prémio Nobel da Medicina em 2010) e Patrick Steptoe, já falecido.

Em Portugal, a técnica foi desenvolvida com sucesso pela primeira vez em 1986, através de uma parceria que envolveu  o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência, coordenada pelo Dr.António Pereira Coelho. Hoje, já solucionou problemas de fertilidade a inúmeros casais.

Fonte:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1132191.html

Sem comentários: