DIA MUNDIAL DA SAÚDE - 7 DE ABRIL DE 2013 - JÁ MEDIU A SUA TENSÃO ARTERIAL HOJE?

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de abril para assinalar o aniversário da fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948. Este organismo, "vigilante" da saúde mundial, escolheu como tema " Dia Mundial da Saúde 2013: medir a pressão arterial, reduzir o risco”, numa clara alusão ao elevado número de pessoas com hipertensão a nível mundial e às graves consequências para a saúde, incluindo a morte. A hipertensão é uma das principais causas das doenças cardíacas e dos acidentes vasculares cerebrais – que em conjunto constituem a primeira causa de morte prematura e incapacidade. Portugal não foge à regra e os números são coincidentes.

Segundo os investigadores, a hipertensão contribui para perto de 9,4 milhões de mortes por doenças cardiovasculares anualmente e aumenta o risco de insuficiência renal e de cegueira.


É fundamental a medição periódica da tensão arterial para que os casos de hipertensão (muitas vezes silenciosa e só descoberta quando surge uma consequência grave) possam ser diagnosticados precocemente, antes de surgirem complicações, tomando as devidas medidas para o controlo da pressão arterial


A alimentação também tem aqui um papel fundamental e complementar, sendo essencial a redução do consumo dos níveis de sal (cloreto de sódio) nos alimentos. O consumo exagerado de sal (infelizmente, tanta vez norma em Portugal!) é uma das principais causas de hipertensão, de insuficiência renal e, como indicaram recentes estudos, associado a uma maior prevalência de doenças autoimunes. 

O registo de casos de hipertensão tem aumentado em todas as faixas etárias, incluindo crianças. Nas consultas de rotina de pediatria, a partir dos 3 anos de idade, já é comum fazer-se a medição da pressão arterial para despiste precoce de qualquer eventual caso - esta prática não aparece isolada do crescente número de crianças que praticam erros alimentares frequentes. Nas consultas de adultos já é algo praticamente obrigatório, mas mesmo assim, insuficiente por ser algo muito espaçado no tempo.

Em vez de fazer da medição da tensão arterial um acontecimento esporádico, que só acontece quando tem uma consulta médica, faça dele uma rotina regular. 

JÁ MEDIU A SUA TENSÃO ARTERIAL HOJE?
DO QUE ESTÁ À ESPERA? 
TIC TAC... TIC TAC...

Sem comentários: