Semana Europeia da Vacinação 2013 - 22 a 27 de abril

Decorre de 22 a 27 de abril a Semana Europeia da Vacinação. A vacinação é considerada, entre todas as medidas de saúde pública, a que melhor relação custo-efetividade tem evidenciado. Em Portugal, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) foi implementado em 1965, de forma universal e gratuita para todas as pessoas presentes no país. A sua aplicação, com a mesma metodologia, durante 48 anos, permitiu controlar ou eliminar as doenças abrangidas pela vacinação, contribuindo para melhorar muito o panorama da saúde no âmbito das doenças infeciosas. 

As vacinas ajudam o sistema imunitário porque, através da administração de componentes (antigénios) importantes dos vírus ou bactérias que provocam determinada doença, é acionada uma resposta com formação de anticorpos.

Através deste processo, a vacinação faz com que o sistema imunitário responda rápida e eficazmente a um contacto posterior com a doença, prevenindo-a.

O Plano Nacional de Vacinação foi sofrendo ao longo da sua história uma evolução a par do avanço científico e tecnológico no domínio das ciências médicas. Atualmente, de acordo com uma larga maioria de especialistas, nomeadamente no âmbito da pediatria, urge nova atualização do PNV, com a introdução da vacina anti-pneumocócica, que ajudaria a prevenir doenças como pneumonia e meningite de gravidade elevada.

Tenha as suas vacinas e 
as de toda a família em dia. 
Proteja-se! não custa nada!

Fontes:

Para saber mais:

Sem comentários: