DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS - 5 DE MAIO

A higiene das mãos é fundamental como medida preventiva de doenças infecciosas, constituindo o contacto manual uma das principais formas de contágio. Este facto é do conhecimento geral há muito tempo, mas "saltou" para a opinião pública na altura dos "alertas" relativos à ameaça de pandemia da Gripe A, em 2009/2010. Nessa altura, existiu realmente um cuidado da população com a higiene das mãos. Contudo, passou o pânico e as pessoas voltaram às suas rotinas habituais, que não são forçosamente as mais corretas. Voltámos do "80 para o 8".

As estimativas são assustadoras (e não se reportam apenas a infeções em meios hospitalares) quando se tentam avaliar os números de infetados devido a contaminação por falta de higiene das mãos. Muitas das situações  referem-se infeções de extrema gravidade (com estirpes multirresistentes) e cujo desfecho foi fatal.

A escola e a família como educadores têm um papel fundamental na sensibilização para higiene das mãos e criarem rotinas na vida diária das crianças e jovens. A higiene das mãos é mesmo uma medida simples... mas que salva vidas!

Pela sua importância em termos de saúde pública, foi criado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinala a 5 de maio. Esta é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) inserida no 1º desafio mundial para a segurança do doente da World Alliance for Patient Safety - Clean Care is Safer Care - ao qual Portugal aderiu oficialmente a 8 de Outubro de 2008.

HIGIENE DAS MÃOS...
MEDIDAS SIMPLES QUE SALVAM VIDAS!

Para saber mais:

Sem comentários: