Dia Europeu do Melanoma (Dia do Euromelanoma) - 9 de maio

O dia 9 de maio assinala o dia do Euromelanoma 2012. Esta iniciativa enquadra-se numa campanha europeia para a prevenção do cancro cutâneo que tem como objectivo dar informação a todos os cidadãos sobre como prevenir a doença, como fazer um diagnóstico precoce e quais os tratamentos disponíveis. O cancro cutâneo tem sido dos que mais tem aumentado a sua incidência em Portugal, com mais de 10 mil novos casos por ano e, em faixas etárias cada vez mais novas. 

O uso dos solários é um dos grandes fatores de risco que tem contribuído para este aumento do cancro cutâneo, pois “são fontes de ultravioletas potentes” que aumentam “exponencialmente” o risco de cancro de pele.

O diagnóstico precoce, como em todos os carcinomas, é importantíssimo para um combate bem sucedido a esta grave doença, com particular atenção à alteração dos sinais da pele ou ao aparecimento de novos, sublinhando que quando se trata de alguém de pele clara, olho claro ou cabelo claro a atenção deve ser redobrada.

As medidas preventivas continuam a ser fundamentais, como evitar a exposição solar nas horas de maior calor, reforçar o protetor no máximo de duas em duas horas, usar chapéu, óculos de sol, roupa de algodão, de preferência de manga comprida, e ter particular atenção aos medicamentos que possam potenciar a fotossensibilidade, como os antibióticos ou os anti-inflamatórios.

No Dia do Euromelanoma, a 09 de Maio, vão ser feitos rastreios gratuitos em cerca de 30 serviços de dermatologia de norte a sul do país.

O Sol é nosso amigo, mas proteja-se e 
não faça dele o seu inimigo!

Para saber mais sobre o cancro cutâneo:
http://www.apcancrocutaneo.pt/
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/diaydoyeuromelanomayreavivouyayimportanciaydayproteccaoysolar.html
- http://www.apcc.online.pt/
http://www.pop.eu.com/home.html


Mais notícias sobre melanoma:
http://www.publico.pt/Sociedade/peritos-portugueses-querem-uniformizar-diagnostico-e-tratamento-de-melanoma-1543072
http://www.pop.eu.com/news/6955/26/Solario-esta-para-a-pele-como-o-tabaco-para-os-pulmoes.html
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/diaydoyeuromelanomayreavivouyayimportanciaydayproteccaoysolar.html
http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/sol-e-melanoma-ligacao-confirmada-1545386

Fontes:
- http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=570270
http://www.pop.eu.com/news/6955/26/Solario-esta-para-a-pele-como-o-tabaco-para-os-pulmoes.htm

Sem comentários: