Dia Europeu da obesidade - 19 de maio de 2012

No dia 19 de maio de 2012 assinala-se o Dia Europeu da Obesidade. A obesidade e excesso de peso ganham cada vez maior relevância, constituindo um grave problema de saúde pública, já com elevada expressão no nosso país. Em Portugal, um terço da população infantil tem excesso de peso e por este motivo, a OBESIDADE é considerada a epidemia do séc. XXI. Esta problemática também se enquadra no tema de saúde central deste mês de maio, o coração, visto que a obesidade e excesso de peso constituem um dos maiores fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que por sua vez, são a principal causa de morte nos países industrializados.

No âmbito do Dia Europeu da obesidade, a Associação Portuguesa contra a obesidade Infantil lançou um vídeo, narrado pelo ator Ricardo Carriço, sobre o preocupante panorama português. 


Durante 6 minutos, o vídeo alerta para os números atuais da obesidade infantil em Portugal e agrupa vários estudos sobre possíveis causas desta doença. É referido ao longo deste vídeo que 32% das crianças com menos de 8 anos tem excesso de peso ou obesidade infantil, apenas 40% pratica atividades desportivas extracurriculares, 60% nunca come fruta fresca e mais de 90% consome fast-food e bebidas açucaradas pelo menos 4 vezes por semana. O vídeo apresenta ainda a solução para inverter esta situação, sensibilizando para a importância da adoção de hábitos mais saudáveis pelas crianças portuguesas como forma de prevenir e combater este problema de saúde pública.

O combate ao sedentarismo é uma das principais armas contra a obesidade. 
Pela vossa saúde... "mexam-se"!

Inscrições na 2.ª edição da corrida da criança: http://www.corridadacrianca.com/


logoFontes: 
http://www.apcoi.pt
http://www.apcoi.pt/video2012/
http://www.apcoi.pt/obesidade-infantil/


Notícias relacionadas com o tema:
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/obesidade-afeta-45-milhoes-de-criancas-em-todo-o-mundo.html
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/obesidade-infantil-2.html
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=552432&tm=8&layout=122&visual=61
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/portugal-e-um-dos-paises-europeus-com-maior-indice-de-obesidade-infantil.html
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/apcoi-e-embaixada-americana-juntas-contra-a-obesidade-infantil.html
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/apcoi-lanca-video-sobre-obesidade-infantil-em-portugal.html

Sem comentários: