SECA, PRIMAVERA E OUTROS... PARA ALERGIAS E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS



Este Inverno está a ser anormalmente seco e, o mês de fevereiro, foi mesmo o que menos (em termos de meses homólogos) choveu nos últimos 81 anos. Esta facto já foi enunciado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) como das principais causas para o agravamento dos sintomas brônquicos verificados no final de janeiro e mês de fevereiro.
A falta de chuva antecipou maiores quantidades de pólenes no ar, porque a chuva faz depositar no chão os pólenes, e portanto, a ausência total de chuva piora um bocadinho os níveis polínicos do ar, o que vai agravar alguns sintomas, quer oculares, quer nasais, das pessoas que são alérgicas aos pólenes.

Com a chegada do tempo quente e dos dias agradáveis da primavera, reúnem-se as condições para se agudizarem doenças respiratórias, muitas das quais, afligem pais, educadores e crianças. Por este motivo, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) sugere a visita e exploração atenta do Site Asma (http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/), da responsabilidade da Direção Geral de Saúde (DGS) e dedicado ao universo das doenças respiratórias. 
Na secção doentes e educadores é possível consultar 11 pequenos livros digitais, escritos numa linguagem rigorosa e acessível pelo Dr. Rosado Pinto. Sempre que necessário recorreu-se a uma explicação complementar em vídeo, da autoria da enfermeira Carla Costa, que contextualiza e aprofunda informações susceptíveis de interessar doentes e educadores (vide: http://www.doencasrespiratorias.dgs.pt/index.php?s=pais) .
Os onze livros digitais tem os seguintes temas:

Sem comentários: