Novembro, o mês que vamos dizer NÃO AO TABACO!

Iniciou-se o mês de Novembro, em que se assinalará o Dia Mundial do Não Fumador (dia 17 de Novembro). É uma altura propícia em intensificarmos a promoção da saúde, nomeadamente, na luta contra os hábitos tabágicos que ainda persistem na população escolar. 

É do conhecimento público que fumar é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, que é um hábito com elevados custos económicos (quer para o consumidor regular devido ao crescente preço do tabaco, quer para toda a sociedade, devido aos custos inerentes aos problemas de saúde que surgem), que além do prejuízo evidente do fumador, é extremamente nocivo para quem está em redor, mas contudo, o número de fumadores continua a ser elevado. Parece estranho, mas é verdade!

Em espaços públicos as regras anti-tabágicas consolidaram-se e já são de aceitação generalizada, mas tal ainda não acontece com o chamado "consumo doméstico", em que os fumadores fumam dentro das habitações e dentro dos carros, sem terem em consideração as restantes pessoas que partilham o espaço, que muitas vezes são crianças e os próprios filhos, prejudicando gravemente a sua saúde a médio prazo. Como se chama a isto? Talvez egoísmo, na melhor das hipóteses e para não sermos muito duros.

Logótipo do FacebookNo dia 17 de Novembro desenvolveremos ações de sensibilização no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Não Fumador, mas ao longo de todo o mês, promoveremos a cessação tabágica, divulgando estudos e notícias da atualidade relacionadas com o tema, nomeadamente através da nossa página no Facebook, onde partilharemos diversas ligações com regularidade.


Notícias para pensar em não fumar:

DÊ UMA PAUSA AOS SEUS PULMÕES!

                 Consultas de cessação tabágica:                    
No  Centro de Saúde de Campo Maior 
 quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas

- Contactos:
                    Telefone: 268 699 700
                    Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt 

No canal saúde do Portal SAPO é possível a leitura de um dossiê completo sobre o tabagismo, cessação tabágica e assuntos relacionados, deveras interessantes e que podem esclarecer algumas dúvidas ou dar o mote para uma tomada de decisão positiva. O PES recomenda a consulta atenta  e o endereço electrónico para o dossiê "como deixar de fumar" é: http://saude.sapo.pt/dossiers/comoyconseguirydeixarydeyfumar 


Publicações anteriores sobre o tema:

Sem comentários: