Iniciou-se o mês de Novembro, em que se assinalará o Dia Mundial do Não Fumador (dia 17 de Novembro). É uma altura propícia em intensificarmos a promoção da saúde, nomeadamente, na luta contra os hábitos tabágicos que ainda persistem na população escolar.
É do conhecimento público que fumar é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, que é um hábito com elevados custos económicos (quer para o consumidor regular devido ao crescente preço do tabaco, quer para toda a sociedade, devido aos custos inerentes aos problemas de saúde que surgem), que além do prejuízo evidente do fumador, é extremamente nocivo para quem está em redor, mas contudo, o número de fumadores continua a ser elevado. Parece estranho, mas é verdade!
Em espaços públicos as regras anti-tabágicas consolidaram-se e já são de aceitação generalizada, mas tal ainda não acontece com o chamado "consumo doméstico", em que os fumadores fumam dentro das habitações e dentro dos carros, sem terem em consideração as restantes pessoas que partilham o espaço, que muitas vezes são crianças e os próprios filhos, prejudicando gravemente a sua saúde a médio prazo. Como se chama a isto? Talvez egoísmo, na melhor das hipóteses e para não sermos muito duros.

A nossa página no Facebook: http://pt-pt.facebook.com/people/Projecto-Escola-Saud%C3%A1vel/100001682665450
Notícias para pensar em não fumar:
- Proibido fumar em todos os estádios do Euro 2012 - http://www.publico.pt/Sociedade/oms-e-uefa-proibem-tabaco-em-todos-os-estadios-do-euro-2012-1517443
- SPP: «Lei do tabaco deve ser mais restritiva» - http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=539398
DÊ UMA PAUSA AOS SEUS PULMÕES!
Consultas de cessação tabágica:
No Centro de Saúde de Campo Maior
quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
Telefone: 268 699 700

Publicações anteriores sobre o tema:
Sem comentários:
Enviar um comentário