DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DA ESTRADA 2011 - 20 DE NOVEMBRO

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é celebrado anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro. 

"A morte e lesão por acidente de viação são ocorrências repentinas, violentas e traumáticas, e o seu impacto duradouro, por vezes, permanente. A cada ano, milhões de enlutados e vítimas de todo o planeta juntam-se aos muitos milhões que já sofrem em resultado de acidentes de viação.

As lesões causadas por acidentes de viação constituem um sério e negligenciado problema de saúde pública a nível mundial, que requer esforços concertados para uma prevenção eficaz e sustentável. De todos os sistemas com os quais temos de lidar diariamente, os sistemas de trânsito rodoviário são os mais complexos e perigosos. Estima-se que, anualmente e em todo o mundo, cerca de 1,2 milhões de pessoas morrem e 50 milhões são feridas em consequência de acidentes de viação. As projeções indicam que estes números vão aumentar em cerca de 65% nos próximos 20 anos, a menos que exista um novo empenho na prevenção. Ainda assim, a tragédia por trás destes números atrai menos a atenção dos media do que qualquer outro tipo de tragédia menos frequente."

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior associa-se, mais uma vez, à celebração deste dia, apelando a toda a comunidade para que respeitem as normas básicas de segurança na estrada.  A educação rodoviária é uma responsabilidade comum a todos nós, cidadãos, e a escola também fará a sua parte. Esta semana, ainda daremos notícias, com algumas propostas concretas.


Fontes: 

Sem comentários: