FELIZ ANO NOVO,
UM 2013 PLENO DE SAÚDE!
Blogue da equipa promotora da saúde em meio escolar do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior
O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) não pode deixar de desejar a toda a comunidade, um Feliz e Saudável Natal de 2012. Contudo, mesmo nesta altura festiva, o PES não fica indiferente aos seus objetivos de promoção de hábitos saudáveis e, atendendo aos abusos alimentares tão habituais nesta época, deixa também neste espaço, uma sugestão da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), com 5 dicas saudáveis para estes dias de festas:
4 – Por outro lado, não se esqueça de que a alimentação ou até mesmo a troca de presentes não devem ser as principais atracções da festa, mas sim o convívio, a amizade e o amor.
Em cada terceiro domingo do mês de novembro assinala-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, este ano sob o lema "Hoje é dia de aprender com o passado!". Na realidade, todos nós tivemos alguém próximo que já fez parte do inúmero lote das vítimas da estrada. Tragicamente, é uma infelicidade transversal à comunidade.
O dia 17 de novembro foi definido como o DIA DO NÃO FUMADOR. A "luta" e sensibilização contra os hábitos tabágicos, principalmente, junto da população juvenil, continua a ser um dos grandes objetivos no âmbito da promoção da saúde definidos pelo Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES). Em regra, os hábitos tabágicos iniciam-se na idade escolar, durante a adolescência, tendo uma forte componente social e cultural que passa pela "necessidade de afirmação" dos jovens como alguém que já toma as suas próprias decisões (embora, neste caso, muito erradas), a "necessidade de sentir o desafio" de fazer algo às escondidas e mostrar que controlam situações, que na verdade desconhecem. A iniciação tabágica dos jovens é, na maioria das vezes, do conhecimento dos adultos, mas negligenciada por diversos motivos que vão desde a aceitação social, até ao facto absurdo de por existir ainda uma larga percentagem de adultos fumadores, termos muito quem pense "eu também o fiz, por isso não vejo o mal" ou "antes isto, que outras piores", o que nos leva a pensar se não será uma forma camuflada, de enganarem a própria consciência por ESTUPIDAMENTE continuarem a fumar.
A escola é uma fonte de saber e de educação. A educação é um dos pilares da sociedade, que é "coisa viva", que teima em evoluir. Evolução essa, que nem sempre segue o trajeto desejado... mas o que é certo... é que mudou. Mesmo dentro, dos alegados exemplos "clássicos"... aqueles que sempre existiram ou sempre se fizeram, algo mudou. Mudou a forma, as modalidades, a frequência com que se fazem, a intensidade... até o modo como os sentimos se alterou, porque a nossa personalidade individual e social também mudou.
