Um espirro da Primavera ao Verão

Depois da época do frio e das chuvas chega, finalmente, o Sol e o calor que tanto ansiávamos. A nossa disposição e estado de espírito altera-se... ficamos mais alegres e bem dipostos, sorrimos mais... só que às vezes... também espirramos mais.

Com a chegada da época primaveril, as alergias aos pólens aumentam, pois nesta época estes abundam na atmosfera. Este ano, vai ser especialmente fértil nestas situações, porque o Inverno rigoroso, com a muita chuva que tivemos, fez aumentar a quantidade de plantas nos campos. A nossa vila de Campo Maior fica situada numa zona onde os pólenes são abundantes e diversificados.

Os sintomas de alergia são vários: olhos vermelhos e nariz a pingar, comichão e vermelhidão na pele, tosse, dificuldade em respirar, entre outros. Os sintomas podem ir desde incomodativos, mas inofensivos, até situações complicadas que podem ser muito graves. No fundo, todos eles resultam de uma resposta exagerada do nosso sistema imunitário que fica hipersensível a estímulos banais.

Então, como lidar com as alergias?

O melhor conselho é consultar um alergologista (médico das alergias) e seguir as suas indicações e medicamentação (se for caso disso). É sempre aconselhável viajar de vidros fechados nos automóveis e usar óculos escuros, de forma a diminuir o contacto directo dos grãos de pólen com as mucosas.

A REDE PORTUGUESA DE AEROBIOLOGIA divulga no seu site o boletim polínico que divulga semanalmente, os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico por região do país. Esta informação actualizada permite à pessoa alérgica programar a sua vida de forma a prevenir complicações.

O Projecto Escola Saudável (PES) da Secundária de Campo Maior recomenda os seguintes sites de informação útil:
Boletim Polínico: http://www.rpaerobiologia.com/publicacoes/?iml=PT&imr=4n
Recomendações: http://www.rpaerobiologia.com/textos/?iml=PT&imr=2n10n&opc=11
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica: http://www.spaic.pt/

Sem comentários: