Dia Mundial da Tuberculose

Hoje, 24 de Março, assinala-se o Dia Mundial da Tuberculose para assinalar a luta contra esta doença infecciosa, que ainda mata cerca 4 500 pessoas por dia no mundo. Em Portugal, apesar dos indicadores mostrarem que o número de infectados notificados apresenta um ligeiro decréscimo (menos 8% no último ano), os valores globais ainda estão muito longe do que se deseja.  Portugal é um dos países da União Europeia com maior incidência de tuberculose e aquele, onde esta doença aparece em maior número associada à Sida. A Europa e a África são os continentes mais preocupantes neste flagelo.

Jorge Sampaio, enviado especial da ONU para a luta contra a Tuberculose, destaca a diminuição da doença, mas lembra que os números ainda colocam Portugal entre os países de incidência intermédia. O ex-Presidente da República pede mais recursos e melhor coordenação na luta contra a doença.

A tuberculose continua a ser um problema de saúde pública e que exige redobrada atenção pelo facto de continuar a transmitir-se entre pessoas sem factores de risco.

Mais informações sobre tuberculose e doenças respiratórias em:

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/relatorio+tuberculose.htm
http://www.min-saude.pt/NR/rdonlyres/8B5396AB-E7B3-4B81-A368-F2B5F7E28F95/0/RelatorioTuberculoseDGS.pdf
http://www.antdr.org/html/00_main.htm

Sem comentários: