Colheita de sangue e registo de potenciais dadores de medula óssea (24 de Março 2010)

O Projecto ”Escola Saudável” (PES), da Escola Secundária de Campo Maior, sensibilizado, desde o início da sua existência, para a importância da dádiva de sangue, e dando continuidade à muito positiva colaboração com o Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia, promoveu mais uma colheita de sangue. A colheita deste precioso líquido, a segunda este ano lectivo, decorreu nas instalações da Escola Secundária de Campo Maior, na passada quarta-feira, dia 24 de Março. A primeira das colheitas teve lugar no dia 29 de Outubro de 2009 e, tal como esta, contou com a presença do Dr. Diego Cruz, do Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia, e de uma Brigada dos Serviços de Imunohemoterapia vinda de Évora, formada por quatro Enfermeiras. Todavia, a acção de dia 24 de Março teve um cariz especial, pois paralelamente à colheita de sangue ocorreu, também, o registo, de potenciais dadores, na base de dados de dadores de medula óssea.

No final da acção, os técnicos presentes mostraram-se muito satisfeitos, não só com as condições físicas que tiveram à sua disposição, mas também com o número de dadores benévolos de sangue que acorreram às instalações da Escola Secundária de Campo Maior.

Antes da partida do Dr. Diego Cruz e da Brigada oriunda de Évora, a equipa do PES teve ainda oportunidade de agendar, com os responsáveis em Campo Maior, uma nova colheita de sangue e/ou registo na base de dados de dadores de medula óssea para o início do novo ano lectivo (Setembro ou Outubro de 2010).





Todos os cidadãos saudáveis, maiores de 18 e menores de 65 anos podem salvar vidas.

Não se esqueça! Se puder seja dador benévolo de sangue.

1 comentário:

Cristian disse...

Eu acho que para doadores de medula óssea em potencial estão dispostos a doar não só tem que ter a vontade, mas deve ter sido muitos estudos de nefrologia para saber que eles são saudáveis e que não vai machucar ninguém.