Concursos pedagógicos saudáveis e programas educativos 2013

Existem vários concursos com temáticas saudáveis dirigidas às escolas, promovidos por várias entidades, alguns dos quais, muito pertinentes e interessantes. O Projeto Escola Saudável destaca aqui alguns:


É a 2.ª edição deste concurso, que terminou o período de inscrições em outubro e tem sido desenvolvido ao longo de todo o ano letivo em várias Escolas de 1.º ciclo e Jardins de Infância de todo o país, estando agora a proceder-se à fase de apresentação de trabalhos. É promovido e organizado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil  - APCOI (www.apcoi.pt), que num trabalho muito bem conseguido (que o PES também tem divulgado na página facebook) continua a enveredar esforços para motivar as crianças a aumentarem o consumo de fruta,  nomeadamente, através da sua reintrodução nos lanches escolares, fortalecendo hábitos alimentares saudáveis e de atividade física, combatendo o sedentarismo e a obesidade.
Associada a esta iniciativa, a APCOI realiza também a corrida da criança (www.corridadacrianca.com), que este ano irá realizar-se no dia 19 de maio de 2013.

Mais informações em:

..............................................................................................................................................

Programa Educativo "Apetece-me!"
(www.apetece-me.pt)

A Nestlé, marca multinacional de produtos alimentares, frequentemente associados a problemas de obesidade devido ao seu excessivo consumo, desenvolve um programa educativo em parceria com o Ministério da Educação e da Ciência. Este programa educativo já se realiza há 13 anos e reflete a necessidade de se educarem os consumidores para consumos regrados e associados a uma atividade física regular. Esta iniciativa também está direccionada para a prática de uma alimentação saudável e prevenção da obesidade e um conjunto diversificado de recursos pedagógicos, que podem ser explorados por vários intervenientes (alunos, pais, educadores) em vários níveis etários. 

Mais informações em:
Direção Geral de Educação - www.dgidc.min-edu.pt


.............................................................................................................................................


Esta iniciativa decorre de 31 de janeiro a 2 de maio de 2013, pode integrar alunos desde o 1.º ciclo ao ensino secundário e é promovida pela Associação Portuguesa do Pulmão (www.fundacaoportuguesadopulmao.org/). Entre outros aspetos, este concurso pretende sensibilizar para os malefícios de hábitos nocivos, agressivos ao sistema respiratório, para a prevenção/combate ao tabagismo e defesa da qualidade do ar que respiramos. Visa 3 vertentes de trabalhos: Artes, Multimédia e Literatura, apelando à criatividade por forma a sensibilizar as camadas mais jovens para a importância do tema. Os trabalhos terão de ser enviados até dia 2 de maio e a divulgação dos premiados será no final do mesmo mês.

Mais informações em:

ESCOLHA A INICIATIVA SAUDÁVEL 
E PARTICIPE!

Sem comentários: