Escola e a sua componente social e cívica.

A escola é uma fonte de saber e de educação. A educação é um dos pilares da sociedade, que é "coisa viva", que teima em evoluir. Evolução essa, que nem sempre segue o trajeto desejado... mas o que é certo... é que mudou. Mesmo dentro, dos alegados exemplos "clássicos"... aqueles que sempre existiram ou sempre se fizeram, algo mudou. Mudou a forma, as modalidades, a frequência com que se fazem, a intensidade... até o modo como os sentimos se alterou, porque a nossa personalidade individual e social também mudou.

Sempre houve bullying, é verdade. Mas isto significa o quê? Que sempre esteve certo, ou que sempre esteve errado? Pois... esta também é clássica!

A violência física e verbal nas escolas, locais de trabalho, na Internet existem, são mais frequentes do que se desejava e supõe, mas são uma realidade a maioria das vezes camuflada por variadíssimos motivos. Normalmente, estes fenómenos apenas ganham notoriedade por acontecimentos infelizes e fatais, como são exemplo o do rapaz que morreu afogado em Mirandela (vide http://pescm.blogspot.pt/2010/03/bullying-nas-escolas-dados-apontam-para.html), ou o recente caso de Amanda Todd, a jovem canadiana que se suicidou por ser vítima de ciberbullying durante 3 anos (vide http://www.publico.pt/Sociedade/jovem-pos-fim-a-vida-apos-tres-anos-de-bullying-com-fotografia-onde-estava-nua-1567928).

Nos últimos anos têm sido tornado públicos vários estudos, oriundos de várias entidades, governamentais ou não, cujos dados devem ser sinais de alarme. No passado mês de setembro, através da sua revista PROTESTE, a A Associação de Defesa do Consumidor DECO publicou os resultados de um estudo, que revela situações e dados interessantes, incluindo por exemplo, referências ao fenómeno de mobbing, que é fenómeno muitas vezes desprezado e que se refere ao bullying nos contextos de trabalho. Este artigo pode ser consultado na íntegra através do link: https://docs.google.com/open?id=0Bzidppp8A79sZUJ4a1htTUY2ZlU
Salientam-se alguns dados relevantes deste estudo da DECO, não deixando de aconselhar a leitura integral do artigo. Este estudo decorreu durante o mês de novembro de 2011 (tem um ano) e baseou-se na aplicação de um questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa, a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos de idade. 32% dos inquiridos pela DECO afirmaram já terem sido vítimas de bullying.


 

 

Portal do Bullying:
http://www.portalbullying.com.pt/


Publicações anteriores sobre o tema:

http://pescm.blogspot.pt/search/label/bullying

Sem comentários: