DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - 17 DE NOVEMBRO DE 2012

O dia 17 de novembro foi definido como o DIA DO NÃO FUMADOR. A "luta" e sensibilização contra os hábitos tabágicos, principalmente, junto da população juvenil, continua a ser um dos grandes objetivos no âmbito da promoção da saúde definidos pelo Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES). Em regra, os hábitos tabágicos iniciam-se na idade escolar, durante a adolescência, tendo uma forte componente social e cultural que passa pela "necessidade de afirmação" dos jovens como alguém que já toma as suas próprias decisões (embora, neste caso, muito erradas), a "necessidade de sentir o desafio" de fazer algo às escondidas e mostrar que controlam situações, que na verdade desconhecem. A iniciação tabágica dos jovens é, na maioria das vezes, do conhecimento dos adultos, mas negligenciada por diversos motivos que vão desde a aceitação social, até ao facto absurdo de por existir ainda uma larga percentagem de adultos fumadores, termos muito quem pense "eu também o fiz, por isso não vejo o mal" ou "antes isto, que outras piores", o que nos leva a pensar se não será uma forma camuflada, de enganarem a própria consciência por ESTUPIDAMENTE continuarem a fumar.


Na verdade, todos sabemos que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e, Portugal, não é exceção. O tabagismo é responsável por 30% de todos os casos de cancro, 90% dos cancros do pulmão, 25% das doenças do aparelho circulatório e 75% a 80% das patologias respiratórias crónicas (bronquite crónica). O cancro do pulmão é atualmente o 4.º cancro mais incidente em Portugal, e o 1.º cancro em termos de mortalidade. Estima-se que em 2030 exista um aumento de 24% no número de novos casos de cancro do pulmão no homem e na mulher.

Estes são dados objetivos... analise-os e tome uma boa decisão neste DIA DO NÃO FUMADOR - DEIXE DE FUMAR!

Se realmente pretende deixar de fumar, pergunte-nos como e o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tentará ajudá-lo, encaminhando-o para a solução mais adequada de acordo com a sua situação. Para já deixamos-lhe uma sugestão inicial:

Carregue no link  http://www.coppt.pt/attachments/095_200911_linhaSOS_Deixei_fumar.pdf e consulte um Guia prático para Deixar de Fumar. Se quiser, descarregue-o para o seu computador para o ir consultando e programando a sua decisão de DEIXAR DE FUMAR.

NÃO ESPERE MAIS!
DEIXE DE FUMAR!
........................................................................................................
Publicações anteriores sobre o tema:

LINHA SOS - DEIXAR DE FUMAR: 808 20 88 88

Para saber mais sobre o tema:


Sem comentários: