Dia Mundial da Consciencialização do Autismo - 2 de abril de 2012

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 2007 o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que se assinala hoje, dia 2 de abril, no intuito de informar e consciencializar a população mundial para esta problemática que afeta o desenvolvimento das crianças. Existem várias perturbações no espectro do autismo, que estão geralmente associadas a dificuldades de utilização da imaginação, em aceitar alterações de rotinas, a um défice de atenção e de concentração, à falta de motivação e à exibição de comportamentos estereotipados. É fundamental um diagnóstico precoce e um acompanhamento eficaz.

O autismo é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade que se prolonga durante toda a vida. Manifesta-se através de dificuldades muito específicas ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações do comportamento.

Neste fim de semana, foi editado em Portugal o livro "Maria e eu", que retrata o autismo em banda desenhada e que pode ser encarado com um manual não convencional para educadores e profissionais que têm que lidar com este tipo de problemas. O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) aconselha a leitura deste livro criado pelo lustrador espanhol Miguel Gallardo que desenhou a história da filha María, autista, e o seu relacionamento com a sociedade.

A Associação dos Amigos do Autismo (AMA)é uma organização portuguesa que foi criada em Junho de 2008, por um grupo de pais, médicos, técnicos de saúde, terapeutas, psicólogos, Professores, educadores, advogados, empresários e demais cidadãos empenhados nos cuidados especiais das crianças e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e que tem desenvolvido trabalho unicamente dedicado a esta causa.

Fontes
 http://saude.sapo.pt/noticias/saude-em-familia/hoje-assinala-se-o-dia-mundial-da-consciencializacao-do-autismo.html

Sem comentários: