NESTAS FÉRIAS SEJA UM DADOR SALVADOR - DÊ SANGUE!


O Instituto Português do Sangue  (IPS) pretende captar 100 mil novos jovens dadores de sangue, de acordo com o seu presidente,  Álvaro Beleza, no arranque da campanha Dador Salvador.

A campanha, que decorre durante o mês de Agosto, inclui acções de divulgação e a instalação de unidades móveis de colheita de dádivas de sangue nas praias de Buarcos (Figueira da Foz), Póvoa do Varzim, Carcavelos, Monte Gordo e Quarteira.

O Dr. Álvaro Beleza relembra que existem actualmente registados em Portugal cerca de 500 mil dadores de sangue “mas só metade doa regularmente”, frisou.

Segundo dados avançados pelo presidente do IPS, em 2010 o número total de dádivas ascendeu às 400 mil em todo o país (correspondentes a quase 200 mil litros) número que o Instituto Português do Sangue quer ver alargado. No entanto, os dadores jovens, entre 18 e 30 anos, “são uma pequena parte” do total “e podem ser mais”, frisou.

“Como os jovens são, à partida, mais saudáveis, a maioria [dos dadores] devia ser jovem, mas não é. Queremos captar 100 mil jovens dadores, novos dadores que se habituem a dar sangue pelo menos uma vez por ano”, sublinhou Álvaro Beleza.
 
Além do gesto nobre, o dador de sangue também tem “ganhos na saúde”, já que cada dador é sujeito a “rigorosos” exames médicos que se juntam aos “ganhos de espírito” que pendem sobre os eventuais dadores.

NESTAS FÉRIAS, SEJA UM DADOR SALVADOR!
DÊ SANGUE! SALVE VIDAS!

Fontes
Instituto Português do Sangue:

Sem comentários: