SEMANA EUROPEIA DA VACINAÇÃO DE 23 a 30 DE ABRIL

Semana Europeia da Vacinação - 23 a 30 de Abril de 2011O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) associa-se à iniciativa da Semana Europeia da Vacinação, organizada pela Organização Mundial de Saúde - Europa. O lema deste ano é "Prevenir, Proteger, Vacinar" .

A vacinação, de todas as medidas de saúde pública, é talvez aquela que melhores resultados globais apresentou e melhor relação custo/efeito, contribuindo a larga escala para um aumento da esperança média de vida e uma diminuição da morbilidade. O Plano Nacional de Vacinação tem acompanhado esta evolução (há 45 anos) e o seu mais recente sucesso é vacina que previne contra o cancro do cólo do útero, provocado pelo papilomavírus humano.o Nosso Plano Nacional de Vacinação  está presente na imagem seguinte e o PES recomenda o seu seguimento.


A Direcção Geral de Saúde (DGS) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, vão desenvolver várias actividades no âmbito das comemorações da Semana Europeia da Vacinação, nomeadamente, um concurso de desenhos com vários níveis, destinado a participantes até aos 18 anos, no intuito de sensibilizar para a extrema importância da vacinação na prevenção de doenças. 

É importante informar e entre os aspectos principais sobre a vacinação destacam-se os seguintes:
  • A importância da imunidade individual e de grupo;
  • A vacinação como prática individual e socialmente responsável;
  • A qualidade, segurança e efetividade das vacinas que integram o Plano Nacional de Vacinação;
  • Os riscos decorrentes da diminuição da cobertura vacinal;
  • Os principais mitos sobre a vacinação;

Para saber mais sobre a Semana Europeia da Vacinação:

Sem comentários: