Dia Mundial da Voz 2011 - dia 16 de Abril

No próximo dia 16 de Abril irá comemorar-se o Dia Mundial da Voz.

A voz é a ferramenta da nossa principal forma de comunicação e, apesar da sua extrema importância, só temos a percepção real dessa evidência, quando temos qualquer problema, como rouquidão, ou afonia. A locução da rádio e da televisão, as canções, as aulas, os debates, o declamar poemas... têm na voz um dos seus segredos.

As doenças da voz são várias, que vão desde simples afecções até situações graves , como é o cancro da laringe. Frequentemente, quando surgem os sintomas iniciais, as pessoas não lhes dão importância e apenas recorrem a ajuda especializada quando a situação já está mais agravada. Mas existem comportamentos de risco que podem ser evitados, pois a sua associação com a persistência de problemas graves na voz é muito elevada e evidente, como é o caso do tabagismo e da ingestão frequente de bebidas alcoólicas.  Por outro lado, também são vários os comportamentos que podemos tomar no sentido inverso, o da preservação e melhoramento da nossa voz, como é o caso de uma boa hidratação e da prática desportiva

Os rastreios de problemas da voz, como em qualquer outra situação, possibilitam o diagnóstico precoce de eventuais situações que necessitem de intervenção especializada e a sua resolução ou tratamento com maior eficácia. No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, o Ministério da Saúde através dos serviços de otorrinolaringologia de vários hospitais do país, está a promover campanhas de rastreio da voz.


CONHEÇA A SUA VOZ! GOSTE DA SUA VOZ!

No ensino, tal como em várias outras actividades, uma correcta colocação e utilização da voz são fundamentais para que o desgaste físico seja menor, para que a eficiência da prática lectiva tenha melhores índices de atenção/concentração e para que não surjam complicações de saúde. Nos últimos anos, o reconhecimento desta importância já se evidenciou no surgimento de algumas acções de formação sobre técnicas de colocação de voz e de respiração.

Guia Básico para professores - Técnicas de colocação de vozwww.iil.pt/Ficheiros/TECNICA_VOCAL.doc 

  O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) salienta e recomenda o sítio electrónico do dia mundial da voz, onde de forma atractiva, é possível obter-se informações sobre esta característica fantástica que é a Voz.  Em baixo, destacam-se alguns dos links.


 A VOZ é um instrumento dentro do nosso corpo.
 Aprenda a gostar dele para o preservar!




Fontes: 
Para saber mais:

Sem comentários: