CAMINHADA DO DIA DO NÃO FUMADOR

E desta vez não choveu...
Na passada terça-feira, dia 17 de Novembro, mais de 200 alunos e cerca de 20 professores, caminharam pela vila raiana de Campo Maior para assinalar o DIA DO NÃO FUMADOR. Nesta actividade, organizada pelo Projecto Escola Saudável (PES) e pelo Grupo Disciplinar de Educação Física da Secundária de Campo Maior, os alunos percorreram as ruas da vila, conciliando a prática desportiva e de lazer à sensibilização para os riscos tabágicos e de como é possível obter ajuda para deixarem de fumar. Perante um número tão significativo de pessoas a caminharem juntas, os populares surgiam às portas e janelas ou, simplesmente, paravam nas ruas e perguntavam o que se passava. A oportunidade foi aproveitada para lembrar que era o Dia do Não Fumador e distribuido um folheto informativo, com umas breves explicações.
No folheto informativo constava uma breve explicação sobre o Dia do Não Fumador e da sua necessidade, relembrando que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, bem como, algumas referências aos inúmeros malefícios do tabaco. Mas o aspecto principal do folheto de sensibilização centrava-se nas diferentes formas de como qualquer fumador com vontade de abandonar esta prática, pode obter ajuda e/ou informações para deixar de fumar com sucesso.

Em todos os Centros de Saúde do país existem consultas para cessação tabágica. No Centro de Saúde de Campo Maior, as consultas de cessação tabágica decorrem às quartas-feiras, das 14 às 17 horas.
Os contactos são:
Telefone: 268686152
Fax: 268688028
Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt

Sites do não fumador
- Deixar de Fumar: http://pt-pt.help-eu.com/pages/index-17.html
- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Portal de ambiente e saúde: http://www.ambientesaude.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/
- Revista portuguesa de cardiologia:
http://sigarra.up.pt/fmup/publs_pesquisa.revista_view?pv_rev_chave=0870-2551
- Outros: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/
http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=dadosnum&link=mundo.htm

A reportagem fotográfica..
NÃO SE DEIXE AMARRAR.
PERGUNTE AO SEU MÉDICO
COMO DEIXAR DE FUMAR.

Sem comentários: