O frio está de volta! Já esta sexta-feira e próximo fim de semana serão muito frios devido a uma vaga de frio, vinda do leste da Europa e que atingirá Portugal continental, que terá temperaturas negativas em grande parte do território. A vaga de frio fará sentir os seus efeitos até dia 7 de Fevereiro (3ª feira). As preocupações são sempre grandes, principalmente com a população mais vulnerável e fragilizada, como é o caso dos idosos, das crianças e dos doentes crónicos.
É fundamental seguir as recomendações adequadas a este tipo de situação, nomeadamente, as vinculadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) e que podem ser consultadas em pormenor na sua página eletrónica: http://www.dgs.pt/.
O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) relembra quais são os grupos de pessoas habitualmente mais vulneráveis e que correm maiores riscos.
ESPECIAL ATENÇÃO COM OS SEGUINTES GRUPOS:
- Bebés e pessoas idosas :Muito suscetíveis: não têm grande perceção das alterações de temperatura, isto é, não sentem muito frio no Inverno, tal como não sentem muito calor no Verão.
- Pessoas com doenças crónicas, em especial cardíacas, vasculares, respiratórias, reumáticas, diabetes e doenças da tiróide;
- Pessoas que têm perturbações da memória, problemas de saúde mental, alcoolismo, ou demência;
- Pessoas que tomam certos medicamentos como psicotrópicos ou anti-inflamatórios;
- Pessoas que têm redução da mobilidade;
- Pessoas que têm dificuldades na realização das atividades da vida diária;
- Pessoas que estão mais isoladas;
- Pessoas que estão em situação de exclusão social, por exemplo, os sem abrigo.
Proteja-se do frio!
SIGA AS RECOMENDAÇÕES DA DGS!
(clique na imagem)
Para saber mais:
Sem comentários:
Enviar um comentário