I Seminário sobre violência doméstica e violência na gravidez

 Decorreu na passada terça-feira, dia 14 de Dezembro, o primeiro Seminário sobre Violência Doméstica e Gravidez, que se realizou em Bragança. Neste seminário, a violência de género, que o Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também tem procurado combater, sensibilizando e consciencializando para esta temática, foram debatidas de forma incisiva, procurando medidas concretas que devem ser desenvolvidas.


 Em 2009, o Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste (ACES) iniciou um programa de rastreio que permite detectar sinais de violência não declarada em grávidas e,os dados revelados, indiciaram a necessidade de uma intervenção a vários níveis e que deve ser alargada a outras regiões. Este foi um dos motivos que esteve na base da realização deste I Seminário sobre Violência Doméstica e na Gravidez

“É um questionário confidencial feito a todas as grávidas de forma a detectar casos de violência e, a partir daí, a vítima é acompanhada por uma equipe multidisciplinar para ajudar e prevenir que o maltrato continue”, explicou o psicólogo do projecto, António Salema. O especialista alerta que a gravidez “é uma fase muito especial da vida da mulher” e que todos os cuidados são necessários “para que a mulher tenha uma gravidez saudável e que nada interfira no bem-estar da mulher e do bebé”.

A violência de género é um caso de saúde pública e o tratamento desta temática, nomeadamente, a sensibilização e consciencialização, além do dever de cidadania, constitui um dos conteúdos mínimos obrigatórios no âmbito da Lei da Educação Sexual em Meio Escolar. 

Não devemos fechar os olhos!

É nossa obrigação prevenir!

É nossa obrigação denunciar! 

Mais informações sobre o tema:
http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/2480-rastreio-contra-violencia-domestica-na-gravidez

Sem comentários: