FELIZ ANO NOVO

O Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deseja a todos:

FELIZ ANO NOVO
Um ano de 2011
 PLENO DE SAÚDE

São os votos de toda a equipa do PES.

I Seminário sobre violência doméstica e violência na gravidez

 Decorreu na passada terça-feira, dia 14 de Dezembro, o primeiro Seminário sobre Violência Doméstica e Gravidez, que se realizou em Bragança. Neste seminário, a violência de género, que o Projecto Escola Saudável (PES) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior também tem procurado combater, sensibilizando e consciencializando para esta temática, foram debatidas de forma incisiva, procurando medidas concretas que devem ser desenvolvidas.


 Em 2009, o Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste (ACES) iniciou um programa de rastreio que permite detectar sinais de violência não declarada em grávidas e,os dados revelados, indiciaram a necessidade de uma intervenção a vários níveis e que deve ser alargada a outras regiões. Este foi um dos motivos que esteve na base da realização deste I Seminário sobre Violência Doméstica e na Gravidez

“É um questionário confidencial feito a todas as grávidas de forma a detectar casos de violência e, a partir daí, a vítima é acompanhada por uma equipe multidisciplinar para ajudar e prevenir que o maltrato continue”, explicou o psicólogo do projecto, António Salema. O especialista alerta que a gravidez “é uma fase muito especial da vida da mulher” e que todos os cuidados são necessários “para que a mulher tenha uma gravidez saudável e que nada interfira no bem-estar da mulher e do bebé”.

A violência de género é um caso de saúde pública e o tratamento desta temática, nomeadamente, a sensibilização e consciencialização, além do dever de cidadania, constitui um dos conteúdos mínimos obrigatórios no âmbito da Lei da Educação Sexual em Meio Escolar. 

Não devemos fechar os olhos!

É nossa obrigação prevenir!

É nossa obrigação denunciar! 

Mais informações sobre o tema:
http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/2480-rastreio-contra-violencia-domestica-na-gravidez

Peça de teatro sobre afectos e sexualidade (29 de Novembro de 2010)


  


 No passado dia 29 de Novembro estiveram em Campo Maior alguns actores da USINA (Associação de Intervenção Social) para representar a peça “Nem muito simples, nem demasiado complicado.




Esta actividade, um “prémio” obtido pela Escola Secundária de Campo Maior, no passado ano lectivo, em resultado de uma candidatura realizada pelo Projecto Escola Saudável (PES), no âmbito do Programa “Cuida-te, do Instituto Português da Juventude (IPJ).

Assistiram à peça 147 alunos, numa faixa etária entre os 15 e os 19 anos, acompanhados por 9 professores.






No espectáculo participam 3 actores, 1 como narrador, 1 personagem feminino e 1 personagem masculino. São encenadas 7 histórias que abordam vários aspectos das relações afectivas entre os 2 sexos.





Depois de apresentadas as histórias, o público é chamado a dar a sua opinião sobre o que viu na representação e a escolher 3 histórias para serem alteradas. Uma vez escolhidas as histórias, o público pode pará-las a qualquer momento e dizer o que deveria ser diferente. Nesta fase o espectador que se manifestou é convidado a subir ao palco e assumir o papel de uma das personagens.







Foi uma experiência muito enriquecedora para todos os que assistiram. Foi criado um espaço para reflexão e partilha de opiniões sobre questões do quotidiano dos jovens.

Esperamos poder voltar a ter entre nós este grupo de actores que fazem um trabalho de grande qualidade. A USINA tem vários tipos de peças para apresentar que tratam de temas que vão desde o bullying, aos consumos de substâncias psico-activas e à sexualidade.

Para saber mais sobre a USINA: http://www.usina.pt/flash.html