Dia Mundial do Coração 2010

O Projecto "Escola Saudável" do Agrupamento de Escolas de Campo Maior vem recordar que no dia 26 de Setembro é assinalado, por iniciativa da Federação Mundial do Coração e 10 anos após a primeira comemoração, o DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO.

Em 2010 o tema é: “Eu trabalho com o coração”.

O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável, de acordo com as orientações da União Europeia.

As doenças cardiovasculares são aquelas que causam mais mortes, no mundo inteiro, vitimando 17,1 milhões de pessoas por ano. Os factores de risco são: níveis elevados de pressão arterial, colesterol e glicose, tabagismo, ingestão insuficiente de fruta e vegetais, excesso de peso, obesidade e sedentarismo.

A Federação Mundial do Coração, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, organiza eventos alusivos ao tema em mais de cem países. As iniciativas previstas incluem rastreios, passeios organizados, corridas, sessões de fitness, debates, espectáculos, fóruns científicos, exposições, concertos, desfiles e torneios desportivos.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia, como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as actividades do Dia Mundial do Coração em Portugal.

No Dia Mundial do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, e com a colaboração da Direcção-Geral da Saúde, do Instituto Português da Juventude, da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, da Federação de Ginástica de Portugal, da Fundação Inatel e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, pretende mobilizar a população portuguesa para a participação em actividades físicas e desportivas, promovidas pelas câmaras municipais e por outras entidades locais.

Neste evento a nota dominante será a realização de actividades desportivas abertas à participação de todos os cidadãos, dirigidas a ambos os sexos e a todas as idades, sendo objectivo que as acções decorram o mais próximo possível das pessoas.


A iniciativa da Federação Portuguesa de Cardiologia visa:

- Mobilizar a população para um estilo de vida activo, onde a actividade física, o exercício e o desporto estejam presentes na vida quotidiana da população;

- Aumentar o conhecimento dos benefícios na saúde, sociais e económicos da prática regular de actividade física moderada;

- Reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo, para a manutenção de um coração e de uma vida mais saudáveis, e como forma de prevenção primária das doenças cardiovasculares;

- Promover a saúde, privilegiando a prevenção das doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de morbilidade mortalidade e incapacidade de longa duração da população portuguesa.

In Portal da Saúde (Ministério da Saúde).

Não esqueça: Se quer ter um coração forte e saudável deve adoptar um estilo de vida activo.

ADOLESCENTES E A PREVENÇÃO DO CANCRO DO CÓLO DO ÚTERO

Adolescentes femininas em idade escolar, nascidas em 1995 foram as primeiras a serem vacinadas contra o o Vírus do Papiloma Humano, uma das causas do cancro do colo do útero. Na altura, em 2008, tinham cerca de 13 anos e foram mais de 47 000 vacinadas. Actualmente, de acordo com a Direcção Geral de Saúde, a cobertura de vacinação ultrapassa os 84%, o que atendendo à data de início do processo, são número animadores.

A vacinação é uma forma eficaz de prevenção do cancro do cólo do útero, que mata cerca de 300 mulheres por ano em Portugal. É fundamental a vacinação das adolescentes, principalmente, antes de iniciarem uma vida sexual activa e entrarem em "contacto" com vírus.

Esta medida, por si só, não soluciona a questão do COMBATE ao CANCRO DO CÓLO DO ÚTERO. Medidas de prevenção e o rastreio precoce são outras peças essenciais para se ganhar esta luta.

PASSE A PALAVRA!
PREVINA O CANCRO DO CÓLO DO ÚTERO.

Fonte:

Campanha Contra o Cancro do Cólo do Útero:

Um ano lectivo 2010-2011 SAUDÁVEL

O Projecto Escola Saudável de Campo Maior (PES) deseja a toda a comunidade educativa um ano lectivo 2010-2011 pleno de SAÚDE.


O PES continua a promover a saúde em meio escolar e aguardamos pela participação nas diversas actividades que desenvolveremos ao longo do ano lectivo.


Para um "arranque" saudável...
Recordamos algumas das mensagens antigas que poderão ser úteis na preparação das actividades dentro das Equipas Técnico-Pedagógicas, relembrando também a possibilidade de exploração dos "links saudáveis" que apresentamos na barra lateral.



"Leituras antigas" para necessidades actuais:





Centro de documentação e Informação da APF:

Revista "Educação Sexual em rede":
http://www.apf.pt/index.php?area=002&mid=004&sid=004 

Mantenha hábitos de vida saudáveis!

A prevenção é a melhor forma de lutar contra o indesejável, seja isso uma doença, ou uma gravidez na altura menos indicada.