Determinação de grupos sanguíneos na ESCM pelo Serviço de Sangue do Hospital de Elvas

No dia 15 de Dezembro de 2009, das 15h45 às 17h30, decorreu, na sala de audiovisuais da nossa escola, mais uma actividade promovida pelo Projecto Escola Saudável (PES). Desta feita o PES, dando continuidade à parceria que estabeleceu com o Serviço de Sangue do Hospital de Sta. Luzia, em Elvas, convidou o médico Diego Cruz a deslocar-se a Campo Maior com o objectivo de dinamizar uma actividade relacionada com os grupos sanguíneos. A palestra revelou-se, de acordo com os alunos do 11.º A e 12.º A, muito interessante e proveitosa em termos de enriquecimento de conhecimentos. O Dr. Diego começou por fazer uma abordagem geral, em termos teóricos, de muitos dos conteúdos que fazem parte do programa de Biologia (12.º ano), nomeadamente: principais mecanismos de defesa do organismo (específicos e não específicos), imunidade inata, imunidade adquirida, imunidade humoral, imunidade celular, reacção antigénio-anticorpo, mecanismos de acção dos anticorpos, principais sistemas sanguíneos (AB0 e Rh) e modo de determinação dos grupos sanguíneos. No entanto, a parte mais ansiada ainda estava por chegar - a determinação in situ do grupo sanguíneo de alguns alunos. A curiosidade em conhecer o grupo sanguíneo era muita e, por isso, o número de alunos a querer servir de "cobaia" ao Dr. Diego Cruz foi muito significativo (apesar de terminarem as aulas, nas terças-feiras, às 17h00, muitos alunos não se importaram de ficar na escola até às17h30).










Enquanto os alunos satisfaziam a sua curiosidade, o Dr. Diego Cruz, com a colaboração do Coordenador do PES (Dr. Alcides Silva), iam sensibilizando os alunos presentes nesta acção para a importância de doar sangue, tendo todos sido convidados a passarem pelo Serviço de Sangue do Hospital de Santa Luzia para ficarem a conhecer mais pormenores sobre a doação deste precioso líquido.

Podem assistir agora a um pequeno filme, mostrando a metodologia utilizada na determinação dos grupos sanguíneos (sistema AB0 e sistema Rh).



E NÃO TE ESQUEÇAS:

Sem comentários: