O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) divulga uma missiva do do senhor Diretor de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar da Ministério da Educação e da Ciência, sobre o programa de Literacia Social - LED on Values, que o PES também já tinha promovido em janeiro do último ano - 2011 - (Vide: http://pescm.blogspot.com/2011/01/recursos-para-educacao-sexual-programa.html).
Esta versão consiste numa nova modalidade para professores (individualmente) do Programa LED, que, até agora era apenas dirigido a toda a escola. Isto significa que, não tendo a escola aderido ao programa LED, os professores da mesma podem aderir.
O LED on Values é um Programa de Literacia Social dirigido à comunidade educativa:
- alunos do Jardim de Infância ao Secundário;
- pais/encarregados de Educação;
- professores;
- dirigentes escolares.
Num contexto de crescente complexidade de percursos e destinos em rede, o LED on Values propõe-se a dar visibilidade a esta rede com leds que, apesar de pequenos, na dinâmica da experiência partilhada entre as crianças e jovens num contexto de aprendizagem, trazem grande visibilidade aos caminhos cruzados que elas terão de enfrentar.
O LED mostra a cada aluno “por onde vai” e estimula, através da experiência, a interiorização de valores para a formação do seu carácter.
Ao professor fornece uma nova valência pedagógica, de rigor científico validado, que lhe permite diversificar as estratégias educativas, criando aulas com a adesão dos alunos e uma gestão pedagógica diferenciada, mais articulada e potenciadora do enriquecimento e valorização curricular.
Na comunidade escolar de hoje, o LED on Values é a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. É o ancoradouro que assegura a carga luminosa e orientadora dos LED’s.
O desenvolvimento de Competências no LED permite às crianças e jovens:
- assegurar a construção de um carácter forte;
- fortalecer a sua autoconfiança, sua sensibilidade e reflexividade;
- ter capacidades para aprender continuamente;
- definir um rumo de vida e traçar objetivos essenciais de vida, perspetivar o seu contributo à sociedade;
- reconhecer o seu papel nos grupos sociais, criando laços de pertença e confiança;
- perspetivar de diferentes pontos de vista, com compreensão e tolerância, contribuindo para a resolução construtiva de conflitos;
- reconhecer a importância do exercício da cidadania nas suas diversas manifestações;
- desenvolver do sentido de responsabilidade pela construção do Bem Comum.
Convite: LED on Values | Nova modalidade para Professores
Para saber mais:
Panfleto:
Experimente aqui algumas das atividades propostas:
Sem comentários:
Enviar um comentário
O Gabinete de Apoio ao Aluno pretende garantir a privacidade e o anonimato dos seus utentes e, quando necessário, servir de ponte de comunicação com parceiros fora da escola.