DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - 17 DE NOVEMBRO DE 2012

O dia 17 de novembro foi definido como o DIA DO NÃO FUMADOR. A "luta" e sensibilização contra os hábitos tabágicos, principalmente, junto da população juvenil, continua a ser um dos grandes objetivos no âmbito da promoção da saúde definidos pelo Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES). Em regra, os hábitos tabágicos iniciam-se na idade escolar, durante a adolescência, tendo uma forte componente social e cultural que passa pela "necessidade de afirmação" dos jovens como alguém que já toma as suas próprias decisões (embora, neste caso, muito erradas), a "necessidade de sentir o desafio" de fazer algo às escondidas e mostrar que controlam situações, que na verdade desconhecem. A iniciação tabágica dos jovens é, na maioria das vezes, do conhecimento dos adultos, mas negligenciada por diversos motivos que vão desde a aceitação social, até ao facto absurdo de por existir ainda uma larga percentagem de adultos fumadores, termos muito quem pense "eu também o fiz, por isso não vejo o mal" ou "antes isto, que outras piores", o que nos leva a pensar se não será uma forma camuflada, de enganarem a própria consciência por ESTUPIDAMENTE continuarem a fumar.


Na verdade, todos sabemos que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e, Portugal, não é exceção. O tabagismo é responsável por 30% de todos os casos de cancro, 90% dos cancros do pulmão, 25% das doenças do aparelho circulatório e 75% a 80% das patologias respiratórias crónicas (bronquite crónica). O cancro do pulmão é atualmente o 4.º cancro mais incidente em Portugal, e o 1.º cancro em termos de mortalidade. Estima-se que em 2030 exista um aumento de 24% no número de novos casos de cancro do pulmão no homem e na mulher.

Estes são dados objetivos... analise-os e tome uma boa decisão neste DIA DO NÃO FUMADOR - DEIXE DE FUMAR!

Se realmente pretende deixar de fumar, pergunte-nos como e o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) tentará ajudá-lo, encaminhando-o para a solução mais adequada de acordo com a sua situação. Para já deixamos-lhe uma sugestão inicial:

Carregue no link  http://www.coppt.pt/attachments/095_200911_linhaSOS_Deixei_fumar.pdf e consulte um Guia prático para Deixar de Fumar. Se quiser, descarregue-o para o seu computador para o ir consultando e programando a sua decisão de DEIXAR DE FUMAR.

NÃO ESPERE MAIS!
DEIXE DE FUMAR!
........................................................................................................
Publicações anteriores sobre o tema:

LINHA SOS - DEIXAR DE FUMAR: 808 20 88 88

Para saber mais sobre o tema:


Escola e a sua componente social e cívica.

A escola é uma fonte de saber e de educação. A educação é um dos pilares da sociedade, que é "coisa viva", que teima em evoluir. Evolução essa, que nem sempre segue o trajeto desejado... mas o que é certo... é que mudou. Mesmo dentro, dos alegados exemplos "clássicos"... aqueles que sempre existiram ou sempre se fizeram, algo mudou. Mudou a forma, as modalidades, a frequência com que se fazem, a intensidade... até o modo como os sentimos se alterou, porque a nossa personalidade individual e social também mudou.

Sempre houve bullying, é verdade. Mas isto significa o quê? Que sempre esteve certo, ou que sempre esteve errado? Pois... esta também é clássica!

A violência física e verbal nas escolas, locais de trabalho, na Internet existem, são mais frequentes do que se desejava e supõe, mas são uma realidade a maioria das vezes camuflada por variadíssimos motivos. Normalmente, estes fenómenos apenas ganham notoriedade por acontecimentos infelizes e fatais, como são exemplo o do rapaz que morreu afogado em Mirandela (vide http://pescm.blogspot.pt/2010/03/bullying-nas-escolas-dados-apontam-para.html), ou o recente caso de Amanda Todd, a jovem canadiana que se suicidou por ser vítima de ciberbullying durante 3 anos (vide http://www.publico.pt/Sociedade/jovem-pos-fim-a-vida-apos-tres-anos-de-bullying-com-fotografia-onde-estava-nua-1567928).

Nos últimos anos têm sido tornado públicos vários estudos, oriundos de várias entidades, governamentais ou não, cujos dados devem ser sinais de alarme. No passado mês de setembro, através da sua revista PROTESTE, a A Associação de Defesa do Consumidor DECO publicou os resultados de um estudo, que revela situações e dados interessantes, incluindo por exemplo, referências ao fenómeno de mobbing, que é fenómeno muitas vezes desprezado e que se refere ao bullying nos contextos de trabalho. Este artigo pode ser consultado na íntegra através do link: https://docs.google.com/open?id=0Bzidppp8A79sZUJ4a1htTUY2ZlU
Salientam-se alguns dados relevantes deste estudo da DECO, não deixando de aconselhar a leitura integral do artigo. Este estudo decorreu durante o mês de novembro de 2011 (tem um ano) e baseou-se na aplicação de um questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa, a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos de idade. 32% dos inquiridos pela DECO afirmaram já terem sido vítimas de bullying.


 

 

Portal do Bullying:
http://www.portalbullying.com.pt/


Publicações anteriores sobre o tema:

http://pescm.blogspot.pt/search/label/bullying

Ainda o Dia Mundial da Alimentação...

Como referido no anterior Post, o Projeto Escola Saudável e a Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior celebraram o Dia Mundial da Alimentação (dia 16 de outubro) desenvolvendo atividades com as crianças do ensino Pré-Escolar do Jardim de Infância "O Despertar", no passado dia 15 de outubro. Foi uma manhã muito divertida e entusiasmante, cujas imagens podem ser vistas no blogue da Biblioteca, através do seguinte link: http://biblioteca-escm.blogspot.pt/2012/10/dia-mundial-da-alimentacao-16-de.html, ou do álbum picasa em https://picasaweb.google.com/108516780830993343427/Dia_Alimentacao_2012?authkey=Gv1sRgCMWD2P-Ch_TlAw&feat=flashalbum#5802799925376213522

E não se esqueçam...

SABER COMER,
É SABER VIVER!

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO DE 2012

No dia 16 de outubro assinalou-se mais um Dia Mundial da Alimentação e, como tem vindo a tornar-se tradição, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) desenvolveu atividades no âmbito deste tema. Este ano, o PES deslocou-se ao Jardim de Infância “O Despertar”, numa perspetiva de trabalho com a comunidade, onde realizou diversas atividades com as salas do ensino pré-escolar, abrangendo cerca de 80 crianças. Esta ação desenvolveu-se em parceria com a Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior.

O conto e as histórias fazem parte do imaginário das crianças nesta faixa etária, pelo que não poderia ser esquecido. Todos ouviram, atentos e de “olhos arregalados” uma história sobre alimentação. Além do conto, também participaram em jogos de construção da roda dos alimentos e de pirâmides alimentares, onde foram exploradas as regras para uma alimentação saudável, selecionaram e pintaram, com cores a gosto, os alimentos saudáveis. Foi uma manhã divertida e instrutiva. A educação alimentar é, cada vez mais, fundamental iniciar-se em idades precoces, pelos valores assustadores que a obesidade infantil e crianças com excesso de peso representam na nossa sociedade. As crianças são muito vulneráveis à publicidade agressiva da indústria alimentar, que fomenta de forma  pouco ética o consumo exagerado de alimentos muito calóricos e com elevados teores de açúcares. 

O Dia Mundial da Alimentação foi criado em 1979 e começou a celebrar-se oficialmente em 1981, como mais uma forma de combater o flagelo da fome no mundo. Atualmente, além desta premissa sempre presente, torna-se vital associar a comemoração deste dia com as campanhas de sensibilização para uma alimentação saudável e no combate à obesidade, com especial incidência na obesidade infantil.

Nestas celebrações, não podemos deixar de relembrar a importância reconhecida da dieta mediterrânica numa alimentação saudável. Dieta Mediterrânica, que está classificada como Património Cultural e Imaterial da UNESCO.




DIETA MEDITERRÂNICA = SAÚDE


.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação
 http://pescm.blogspot.pt/search/label/alimenta%C3%A7%C3%A3o

Plataforma Contra a Obesidade: http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt

Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil: http://www.apcoi.pt/

Saber utilizar a roda dos alimentos
http://www.dgs.pt/default.aspx?cn=5518554061236154AAAAAAAA

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm

Blogue da Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior:
http://biblioteca-escm.blogspot.com/


............................................................................................
REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
  • Tome sempre o pequeno-almoço! 
  • Evite estar mais de 3 horas e meia sem comer. 
  • Diminua o consumo de sal! 
  • Evite ingerir açúcar e produtos açucarados. 
  • Aumente o seu consumo de hortaliças e legumes! 
  • Aumente o seu consumo de fruta!  
  • Consuma de preferência peixe e carnes magras (ex.: aves ou coelho). 
  • Beba água simples em abundância ao longo do dia! 
  • Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação 
  • Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada, existente principalmente em produtos de origem animal. 
  • Prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! 
  • Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. 
  • Privilegie sempre o consumo do azeite.

17.ª campanha de reciclagem de radiografias da AMI decorre até 9 de outubro


Este projeto já permitiu reciclar 1400 toneladas de exames em 16 anos de vida. Esta é a 17.ª campanha nacional da AMI e vai decorrer até 9 de outubro em Portugal e Espanha.

A Assistência Médica Internacional (AMI) lançou mais uma campanha de reciclagem de radiografias, um projeto que permitiu reciclar 1.400 toneladas de exames nos últimos 16 anos.
Até dia 9 de outubro, os portugueses vão poder entregar nas farmácias e parafarmácias do país as radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico, que serão posteriormente recicladas, evitando-se assim o seu envio para o lixo.

Cada tonelada de radiografias dá origem a cerca de 10Kg de prata. A venda da prata ajuda a AMI a partir para aqueles pontos do mundo em que aconteçam catástrofes naturais ou onde a ajuda humanitária seja premente, e a melhorar ainda mais a assistência que prestamos aos mais desfavorecidos em Portugal.

A venda da prata extraída também permitirá à AMI gerar financiamento para fazer face ao constante aumento dos pedidos de apoio social.

Há 16 anos que este projeto permite angariar fundos equivalentes ao financiamento de um centro social da AMI [cerca de 110 mil euros] para apoio aos mais desfavorecidos.

No ano passado, adianta a AMI, “foi possível duplicar este valor graças à entrega de radiografias por parte de hospitais e centros de saúde de todo o país.”

Este ano, a AMI aposta neste projeto como uma das suas fontes de angariação estratégicas, demonstrando que, independentemente das dificuldades financeiras de cada um, todos podem contribuir sem custo.

Fontes: 

http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p490p174&l=1

ALERTA! TEMPERATURAS ALTAS - RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO

No período de Verão são frequentes os períodos em que ocorrem picos de temperaturas muito altas, o que obriga a cuidados especiais, especialmente, pela população com riscos acrescidos para a saúde, como é o caso das crianças, idosos e doentes crónicos. Até à próxima sexta-feira, as temperaturas em Portugal Continental vão sofrer uma subida brusca entre cinco e nove graus, mantendo-se assim até dia 6 de setembro. Como habitual nestas circunstâncias, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior lança aqui um alerta à população, recomendando que tomem todas as precauções de forma a serem evitados e/ou minimizados riscos para a saúde. As principais recomendações podem e devem ser consultadas em
Além destas recomendações, os índices de radiação ultravioletas para Portugal podem ser consultados diariamente na barra lateral do nosso blogue, onde consta informação atualizada fornecida pelo Instituto de Meteorologia e Geofísica.

PROTEJA-SE DO CALOR!
..............................................................................................................................................

Fontes:
http://expresso.sapo.pt/meteo-temperaturas-vao-subir-cinco-a-nove-graus-ate-sexta-feira-im=f749628
http://www.dgs.pt/
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaosignificativa/

Outras publicações anteriores sobre o tema: 
http://pescm.blogspot.pt/2012/08/atencao-alerta-amarelo-calor-e-indices.html

Rastreio de Cancro da Mama em Campo Maior



A Liga Portuguesa Contra o Cancro está a desenvolver a 8ª volta do Programa de Rastreio de Cancro da Mama no Concelho de Campo Maior, na Freguesia de Campo Maior, entre 6 de agosto e 24 de setembro de 2012. Se tem entre 45 e 69 anos de idade, responda ao nosso convite. O exame é simples e gratuito.




A Unidade Móvel encontra-se estacionada junto ao Centro de Saúde e o horário de funcionamento é o seguinte: 

  •  - de segunda a quinta-feira das, 9h às 13h e das 14h às 17h30;
  •  - às sextas-feiras, das 9h às 13h.


      Informa-se que no período de 13 a 31 de agosto a Unidade se encontra encerrada para gozo de férias do pessoal afecto ao rastreio.


      Para mais informações, contacte:
  •  - Grupo de Apoio de Portalegre: 245 330 989
  • - Unidade Móvel de Rastreio: 915 999 896
  • - Coordenadora Adjunta do Rastreio de Cancro da Mama: 915 999 889
  • - olinda-paz@mail.telepac.pt
PREVINA-SE, POR SI E POR QUEM AMA!

      Fonte: http://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhes.php?id=925

ATENÇÃO! ALERTA AMARELO! CALOR E ÍNDICES MUITO ALTOS DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA.

Mais uma vez, é enviado um aviso de alerta à população para que tomem medidas cautelares extraordinárias, devido a excesso de calor e índices muito altos de radiação ultravioleta. Este é um alerta geral, mas cujas medidas preventivas, devem ser redobradas nas crianças, idosos e doentes crónicos


Estas recentes ondas de calor, cada vez mais frequentes e extremas, são de acordo com o diretor do Goddard Institute for Space Studies, da NASA, devidas às alterações climáticas associadas aos efeitos nefastos do aumento do efeito estufa e aquecimento global. Este artigo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences e pode ser consultado em http://www.pnas.org/content/early/2012/07/30/1205276109.abstract?sid=a81e4f6d-5f9b-4e9c-b584-c9ba7847d710. Com esta tendência a manter-se, torna-se fundamental interiorizarmos as regras e recomendações especiais a serem tomadas nestas circunstâncias.


O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES)  tem publicado recomendações à população quando surgem condições meteorológicas adversas e que importa serem seguidas com rigor, de forma a serem evitados e/ou minimizados riscos para a saúde, que podem e devem ser consultadas em
Além destas recomendações, os índices de radiação ultravioletas para Portugal podem ser consultados diariamente na barra lateral do nosso blogue, onde consta informação atualizada fornecida pelo Instituto de Meteorologia e Geofísica.

PROTEJA-SE DO CALOR!

Fontes

QUER SALVAR VIDAS? DÊ SANGUE - SAIBA COMO EM SITE COM HORÁRIO E LOCAIS DE COLHEITAS


O Instituto Português do Sangue criou site para divulgar locais e horários de colheita de sangue, que lançou hoje, segunda-feira. Este sítio na Internet indica os locais e horários em que os dadores de sangue podem fazer as suas dádivas, constituindo mais uma forma de apelo e de informação, para tentar contrariar o decaimento das dádivas benévolas de sangue.

Com o endereço http://www.darsangue.pt/ , o novo site integra-se na série de iniciativas que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação vai promover, designadamente uma campanha publicitária na televisão, no sentido de sensibilizar os portugueses para a importância de dar sangue.

DAR SANGUE É UM DEVER DE CIDADANIA.
HÁ VIDAS POR SALVAR QUE DEPENDEM DE NÓS!
VAMOS TODOS DAR SANGUE!


Fonte:
-http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=583419

Para saber mais:
- http://ipsangue.org
- http://darsangue.pt


SANGUE PRECISA-SE! DO QUE ESTÁS À ESPERA?

Nos últimos meses Portugal tem enfrentado vários episódios de escassez de sangue nos hospitais. Com a chegada do Verão e do período de férias de muitos portugueses, essa situação ainda se tem agravado mais, estando a ser motivo de preocupação, pelo facto de poder levar ao cancelamento de cirurgias e impedir respostas terapêuticas essenciais. Há vidas que podem ser salvas através de um pouco de nós. 

 TEMOS TODOS QUE DAR UMA RESPOSTA ATIVA!
SANGUE PRECISA-SE!
 DO QUE ESTÁS À ESPERA?


Brigadas nacionais e centros de colheita: 

Publicações anteriores sobre dádiva de sangue:

Instituto Português do Sangue: 

Notícias: 

Calor e índices de radiação ultravioleta muito elevados - Perigos e recomendações!

O calor extremo e índices de radiação ultravioleta muito elevados envolvem vários riscos e situações perigosas para a saúde pública. O Projeto Escola Saudável (PES), na sua função educativa e promotora de saúde e de comportamentos saudáveis pela população, não esquece este tema e, alerta a comunidade para os perigos existentes, bem como, deixando vários conselhos importantes, tal como fez em anos anteriores:


Um golpe de calor pode ser mortal! Proteja-se!

Consulte o dossiê especial Verão no sítio eletrónico da Direção Geral de Saúde: www.dgs.pt 



Consulte os alertas de índices de radiação ultravioleta 

Quando o índice atinge o valor 11 ou superior é considerado haver «perigo» para a saúde e é recomendado às pessoas que não saiam de casa ou se exponham o mínimo possível ao sol.

Quando os valores variam entre oito e 10, é pedido «cuidado» e aconselhado o usos de óculos de sol com proteção para os raios ultravioletas, chapéu, camisola, guarda-sol, creme protetor solar e se evite ao máximo expor as crianças à radiação.


RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO: 


Notícias de alertas:

PROVAS FINAIS E EXAMES NACIONAIS SAUDÁVEIS

As Provas Finais, Exames Nacionais e de Equivalência "estão à porta" e o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, além de desejar excelentes resultados a todos os intervenientes, também recomenda um plano anti-fadiga, com recomendações simples, mas essenciais, que pode ser consultado em: http://saude.sapo.pt/galerias/bem-estar-e-emocao/plano-anti-fadiga.html


"Uma mente sã, num corpo são" são regra de ouro para bons desempenhos.


PROVAS FINAIS E EXAMES SAUDÁVEIS!
BONS RESULTADOS!


DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE - 14 DE JUNHO - "CADA DADOR UM HERÓI !"


Na comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, neste dia de 14 de junho de 2012, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento do Concelho de Escolas de Campo Maior, em nome de todos aqueles para quem, este gesto solidário, se transformou em VIDA, felicita e agradece de forma muito calorosa esta ação heróica.




Também para nós...
 CADA DADOR DE SANGUE É UM HERÓI!

Jovens Promotores de Saúde do Agrupamento de Escolas de Campo Maior receberam diploma e apresentaram sugestões de intervenção na segurança rodoviária

O grupo de Jovens Promotores de Saúde do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, que inclui alunos do 9.º e do 11.º ano de escolaridade, recebeu ontem, dia 12 de junho, os diplomas referentes ao curso de formação sobre segurança rodoviária, administrado pela GARE (Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária). Nesta pequena cerimónia estiveram presentes várias entidades/individualidades locais e este grupo de jovens disponibilizou-se a trabalhar em parceria com os presentes, de forma ativa, no intuito de desenvolverem conjuntamente um plano de ação visando a melhoria da segurança rodoviária no concelho a ser desenvolvido de forma integrada ao longo de todo o próximo ano letivo. 

Foi já nesta perspetiva, que foi já entregue um documento à senhora Vereadora Isabel Raminhas da Câmara Municipal de Campo Maior, onde constam algumas sugestões de medidas para colmatarem algumas lacunas que podem representar riscos acrescidos que comprometam a segurança rodoviária.

A par desta atividade, desenvolveu-se mais ação de sensibilização para prevenção rodoviária promovida pelo GARE, que incluiu nova presença do ALCOKART nas nossas escolas, que é um veículo que possibilita, quer uma condução normal, quer a simulação de um condução sob o efeito do álcool, para que todos os participantes possam ter uma noção mais realista do risco que representa este tipo de comportamento.

Ficou o compromisso conjunto de no arranque do próximo ano letivo se retomar este projeto de segurança rodoviária para o concelho de campo maior. 





 







A SEGURANÇA RODOVIÁRIA 
É RESPONSABILIDADE DE TODOS!




Notícias sobre esta ação em:


Jovens voluntários Promotores de Saúde vão fazer prevenção rodoviária em Campo Maior

ALCOKART em Campo Maior
Fotografia do Portal TudoBem
O Projeto Escola Saudável e o Factor V do Agrupamento de Escolas de Campo Maior são intermediários num projeto de parceria com o GARE (Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária), que administrou um curso de formação a um grupo de jovens do 9.º ano e do 11.º ano , que irá desenvolver um plano de ação no âmbito da prevenção rodoviária em Campo Maior. Os jovens que terminaram com sucesso este curso de formação, vão receber na presença de vários convidados, os respetivos diplomas, numa pequena cerimónia que decorrerá em simultâneo com ações de sensibilização para a segurança rodoviária, a realizar-se durante a manhã do próximo dia 12 de junho (terça-feira). Está previsto um circuito para o ALCOKART, que volta a estar presente na nossa escola para agrado de todos que puderam já experimentar este veículo.

Estes Jovens Promotores de Saúde vão dedicar no próximo ano letivo uma especial atenção à segurança rodoviária, desenvolvendo um plano de ação que visa incluir parcerias ativas com várias entidades locais e regionais, e que já está este ano a ser planeado, numa perspectiva transversal a toda a sociedade.

SEGURANÇA RODOVIÁRIA É UM DEVER DE TODOS NÓS!

Dia Mundial sem tabaco - 31 de maio

A culminar maio, mês do coração, assinala-se o Dia Mundial sem tabaco, a 31 de maio. O tabaco continua a ser a primeira causa de morte evitável em todo o mundo e a estar claramente associado, além das evidentes doenças respiratórias, às principais e mais graves doenças cardiovasculares

O tabagismo é responsável por uma grande quebra na economia do setor da saúde (e não só!), e apesar das alterações legislativas que ocorreram nos últimos anos, preparam-se mais mudanças no sentido de diminuir o acesso e o consumo do tabaco (vide. http://www.ptjornal.com/201204096830/saude/governo-vai-reduzir-oferta-de-tabaco-eliminando-pontos-de-venda.html).

A preocupação com os chamados "fumadores passivos", com especial relevo para os mais indefesos, como são as crianças, também está presente e destaca-se a eventual medida que proíbe o consumo de tabaco em carros particulares que estejam no momento a transportar crianças (vide http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=58042). É claro que houve logo quem falasse em atentado à liberdade individual. E nós perguntamos: - Liberdade de quem? Do  adulto fumador, ou da criança? E os pais que, nos mesmos carros particulares, transportam crianças pequenas de pé nos bancos traseiros? Também é um direito que lhes assiste, ou estão a ser imprudentes e negligentes? 

O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior (PES) continua  na sua linha orientadora, de educador e de promoção de hábitos saudáveis, sensibilizando para os malefícios do tabagismo e para a cessação tabágica, de forma transversal a toda a comunidade (vide  http://pescm.blogspot.pt/search/label/cessa%C3%A7%C3%A3o%20tab%C3%A1gica ). Neste dia especial o PES não pode ficar indiferente e, mais uma vez, apela à inteligência e bom senso de todos para que não fumem. 

FUMAR... ALÉM DE MORRER... 
TAMBÉM É MATAR! 

Para saber mais sobre os malefícios do tabaco:
- http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/tabagismoyeyayprincipalycausaydaydoencaypulmonaryobstrutivaycronicay-dpoc.html
- http://www.pfizer.pt/Publica%E7%F5es-206.aspx
- http://www.tabagismo.net/
- http://saude.sapo.pt/saude-medicina/artigos-gerais/tabagismo.html


PELA SAÚDE DE TODOS, 
DEIXE DE FUMAR!

Consultas de cessação tabágica
No Centro de Saúde de Campo Maior 
- quartas-feiras, das 14 horas às 17 horas
- Contactos:
Telefone: 268 699 700 Email: cscmaior@srsportalegre.min-saude.pt

Sítios na Internet para uma vida sem tabaco:
- Deixar de Fumar: http://pt-pt.help-eu.com/pages/index-17.html
- Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva: http://www.incp.pt/
- Fundação Fernando Pádua: http://www.fundacaofernandopadua.pt/menu.swf
- Associação Portuguesa de Cardiopneumologia: http://www.aptec.pt/
- Associação Portuguesa de Cardiologia: http://www.spc.pt/
- Portal da Saúde: www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/dia+dpoc.htm
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/informacoes+uteis/deixar+de+fumar/deixardefumar.htm

- Conselhos para deixar de fumar: http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/54BB4787-DA03-4E96-BFD7-190F62620236/0/i009263.pps

- Outros:
http://www.deixarfumar.com/
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/
http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=dadosnum&link=mundo.htm
http://www.saude24.pt/PresentationLayer/home_00.aspx
http://www.deco.proteste.pt/prevencao/deixar-de-fumar-s419581.htm

Dia Internacional da Saúde Feminina - 28 de maio


No dia 28 de maio celebra-se o Dia Internacional da Saúde Feminina. Este dia comemora-se formalmente desde 1984 e teve como principal causa subjacente, a morte materna que transversalmente, em todo o mundo, se fazia sentir. As sociedades, a ciência e tecnologia evoluíram, mas ainda há muito para se fazer. Continuam a persistir situações de desigualdade, de discriminação, entre outras.

Heis alguns dados sobre 
os quais vale a pena refletir...

  • As mulheres têm maior taxa de enfermidade do que os homens  
  • As mulheres vivem mais do que os homens 
  • As mulheres consultam mais o médico do que os homens 
  • Os homens têm 4 vezes mais probabilidade de cometer suicídio do que as mulheres 
  • As mulheres têm maior probabilidade de sofrer de depressão do que os homens 
  • Existem mais mulheres incapacitadas do que homens 


Fontes
- http://www.educationforum.co.uk/Health/genderhealth.htm

Sugestão de consulta: